Todo atleta sonha um dia representar seu país em alguma competição importante de sua modalidade. Esse sonho virou realidade para Everton Carpegiane, de 31 anos, goleiro e capitão da Associação Surdos Pebas Futsal, que foi convocado para a Seleção Brasileira de Futsal de Surdos. Carpegiane vai disputar os Jogos Panamericanos no período de 10 a 17 de novembro, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.
“Hoje tornou-se realidade um sonho que tenho desde quando era criança. Sempre fui em busca dos meus sonhos, e este sempre foi um dos principais. Não tenho palavras para descrever este momento. Feliz demais e orgulhoso por fazer parte da Seleção Brasileira de surdos de futsal. Vou fazer o melhor por vocês. Vamos em busca desse título, Brasil”, afirma Everton.
Carpegiane é natural da cidade de Pilão Arcado, na Bahia, tendo uma distância de 785,6 km da capital Salvador. O atleta chegou em Parauapebas há oito anos e vem sendo destaque de sua equipe. No mês de maio, a As Pebas conquistou o título do 10º Campeonato Nacional de Futsal de Surdos, que teve sede na Capital do Minério. Com suas incríveis defesas, o arqueiro fechou a meta durante a competição, onde a sua equipe derrotou na final o Sinop-MT pelo placar de 8 a 4.
“Essa é a minha primeira convocação para a Seleção Brasileira de surdos de futsal para a disputa do Panamericano em Canoas. Tenho vontade de ganhar um título pela seleção por que é meu sonho. Vou fazer o melhor por vocês”, diz Carpegiane.
Everton Carpegiane foi convocado como surdoatleta da Seleção Brasileira de Futsal representando a Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS) no 6º Jogos Panamericanos sob a promoção do Comitê Internacional de Desportos de Surdos – International Committee of Sports for the Deaf (ICSD).
Por Fábio Relvas / Foto: Deivison Rezende