Por Fábio Relvas
Mais de 60 atletas das cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás participaram da 2ª etapa da Copa Sul Pará de Jiu-Jitsu, realizada no início do mês de maio, na cidade de Marabá. A equipe Vilhena faz parte do projeto “Arte Suave” e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e da academia Islander Souza.
A competição foi realizada nas categorias juvenil, infanto-juvenil, adulto, máster e sênior. O esforço dos atletas rendeu a equipe, mais de 40 medalhas incluindo: ouro, prata e bronze. O projeto permite aos atletas treinamentos durante três vezes na semana com duas horas de duração. “Nosso resultado foi satisfatório. Foram várias medalhas e estamos colhendo o fruto de um trabalho longo, o projeto começou há sete anos”, afirmou Jeferson da Silva, professor de Jiu-Jitsu do projeto.
Alguns atletas se destacaram na competição. Régis Santos, 16, Gerson Furtado, 15, e Rayanne Almeida, 16 anos, trouxeram medalhas na categoria infanto-juvenil. Os mesmos conquistaram o ouro, prata e bronze, respectivamente. “Comecei a menos de um mês aqui no projeto e não acreditava que iria ganhar pelo fato de ser a minha primeira competição. Quando cheguei vi muita gente, mas deu certo”, declarou Rayanne.
Agora as atenções estão voltadas para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que será realizado em São Paulo no período de 24 a 26 de julho. A competição será válida para todas as categorias, do mirim ao sênior 5, de faixa branca à faixa preta. Quem está de olho e treinando forte para o mundial é o faixa preta do projeto, Marcelo Santos, 22 anos. Apesar da pouca idade, o atleta já possui experiência no Jiu-Jitsu. “Estamos treinando forte para buscar medalhas nesse mundial em São Paulo. Saí do projeto e estou conseguindo grandes resultados”, disse Marcelo.