Dois atletas do Projeto Marabá Paralímpico acabam de retornar de São Paulo, onde participaram do Camping Escolar 2023, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Elisa Vitória Lopes Lima, 13 anos, e Luís Fernando Pereira Moraes, 15, foram selecionados a partir de seus resultados nas Paralimpíadas Escolares de 2022, também realizadas na capital paulista.
A participação no Camping Escolar é importante, pois permite aos adolescentes a imersão e contato com a rotina de treinos de atletas de alto rendimento. Além disso, seus números e desempenho são avaliados pelos técnicos do CPB.
Elisa Vitória participou das Paralimpíadas Escolares na Natação por meio da Classe S3 – SB2 nas provas de 50 metros peito, 50 metros costa e 50 metros livre, conquistando a medalha de ouro nas três provas.
“O meu principal objetivo é ir para a seleção, é isso que me motiva a cada dia a levantar, ir para o treino. Esse camping está sendo muito produtivo, muito divertido também, exatamente por me ajudar a melhorar cada dia mais,” ressalta a jovem atleta. “Essa semana de treinamento é realmente muito importante tanto para a minha evolução, como mais lá para frente”.
Já Luís Fernando é da Classe T35 do Atletismo e recordista brasileiro estudantil do Salto em Distância e da Corrida de 75m. Ele compartilha seu sentimento em relação à experiência: “Está sendo uma experiência muito boa para mim. Uma semana de treinamento, com novos amigos. O meu objetivo também é ir para a seleção, quebrar mais recordes e avançar sempre mais”.
Ao todo, 143 atletas, entre 12 a 17 anos, provenientes de 21 estados, participam do Camping Escolar 2023, em modalidades como Atletismo, Badminton, Basquete em cadeira de rodas, Bocha, Futebol para paralisados cerebrais, Halterofilismo, Natação, Taekwondo, Tênis de mesa, Tênis em cadeira de rodas e Vôlei sentado.
“Para eles é muito importante essa vivência do esporte de alto rendimento. Aqui eles têm contato com atletas já consagrados, recebem orientações em relação à carreira e aos treinos, muitas palestras importantes,” frisa a professora Luiza Crisóstomo, parte da coordenação do projeto Marabá Paralímpico, que foi com os jovens para o evento. “Acompanhá-los nesse momento tão decisivo para o futuro deles é muito gratificante, nos faz pensar que o trabalho da nossa equipe em Marabá vale a pena e faz uma diferença enorme na vida deles”.
E conclui: “Agora é voltar e continuar treinando, pois temos o Regional Norte/Nordeste que acontecerá em Belém no período de 8 a 12 de agosto, e a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, em novembro”.
O Projeto Marabá Paralímpico existe desde 2008 e é uma parceria da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), com o governo do estado. Seu objetivo é a inclusão, por meio das práticas esportivas, de estudantes com deficiência no universo dos esportes olímpicos.