De 18 a 22 de janeiro, de forma virtual, a Fundação Vanzolini auditou os processos socioambientais desenvolvidos pela Superintendência, como parte das ações periódicas para atestar a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental. Walmir Pedrosa Dias de Amorim, auditor da Fundação, explica que, durante o processo, as equipes envolvidas apresentaram a forma como os requisitos estão sendo atendidos em cada usina, tendo como base o Manual de Gestão Ambiental e suporte da Instrução Normativa GEGE 001 – Gestão Ambiental dos Empreendimentos Corporativos em Operação e demais instalações da Eletronorte. “A auditoria se deu por um processo de amostragem, leitura e análise documental totalmente de forma on-line e atendendo aos requisitos de imparcialidade e confidencialidade”, enfatiza.
A inspeção avaliou o alinhamento dos processos e ações de gestão de meio ambiente das usinas com os requisitos da norma e, também, as diretrizes e responsabilidades para a gestão ambiental dos empreendimentos em operação. Além disso, foi observada a normatização para o atendimento das diversas condicionantes ambientais e as atribuições nas diversas áreas da empresa envolvidas nesses processos, como os setores de Operação, Manutenção Civil (Segurança de Barragem), Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Área de Treinamento (Competência e Conscientização), Aquisição e Suprimento, Monitoramento e Programas Ambientais, Comunicação Interna e Externa e Direção e Gerências nas duas Usinas.
Para Walmir Amorim, o comprometimento da direção, gestores e colaboradores com a gestão é o principal ponto positivo e evidencia uma cultura já enraizada pelas equipes. Há abertura para adequações e reordenamentos dentro da norma no sentido de evolução, o que mostra ainda mais o compromisso com a melhoria contínua dos processos. “Nesse contexto, todos os objetivos propostos foram alcançados. Confirmando o processo de ambiente e interação e a geração de energia elétrica, que foi o escopo auditado nas duas usinas, recomendo a manutenção da certificação na ISO 14001:2015 em Tucuruí e Coaracy Nunes”, declarou o auditor.
A gerente de Departamento de Meio Ambiente da Geração, Shislena Botelho Galvão Sassi, falou que a visão diferenciada de todas as auditorias externas vem ajudando a melhorar os processos e os torna cada vez mais robustos. Ela agradeceu a todas as equipes, nas duas usinas, que se dedicam diariamente a manter o Sistema de Gestão Ambiental consistente e efetivo.
O superintendente de Ativos da Geração, Carlos Roberto Boscaini Júnior, registrou que a auditoria virtual foi um aprendizado para todos e o olhar externo trouxe mais conhecimento para a organização. “Parabéns a todos e todas envolvidos nesse processo. A união, a colaboração e a participação devem ser sempre incentivadas. Gratidão pelo resultado obtido, pois esse é o coroamento de um longo processo de trabalho que vem sendo realizado pelas equipes. A certificação demonstra o nível de profissionalismo de todos e todas na Empresa”, agradeceu o superintendente.
Resultados positivos
Certificada desde 2009 na ISO 14001, a hidrelétrica Tucuruí vem mantendo resultados positivos nas auditorias de recertificação, realizadas a cada três anos, e nas auditorias de manutenção da certificação, feitas anualmente.
O Bureau Veritas Certification manteve a certificação do Sistema de Gestão da Eletronorte na Norma para a geração de energia elétrica na Usina Tucuruí em 2018. O certificado é válido até 19 de agosto de 2021.
A usina Coaracy Nunes também mantém a recertificação na ISO 14001:15, o que atesta que todos os processos da unidade, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para reduzir o risco, melhorar o desempenho e promover o desempenho sustentável, estão adequados à Norma.
De acordo com o Manual de Gestão Ambiental e suporte da Instrução Normativa GEGE 001:
A manutenção da certificação nas duas unidades atesta o que estabelece a Política Ambiental das Empresas Eletrobras, onde a Superintendência, especializada na geração de energia elétrica, atua visando a excelência da gestão do negócio e buscando, em todas as suas ações, minimizar e mitigar seus impactos ambientais, riscos e perigos e melhorar seu desempenho energético. Em 10 anos de manutenção da ISO 14001:2015, o Sistema de Gestão Ambiental amadureceu, sempre direcionado para a proteção do meio ambiente ao observar a prevenção ou mitigação de impactos que podem ser causados pelos empreendimentos da Eletronorte.
Programas desenvolvidos pela Empresa – como os de Pesca e Ictiofauna, Limnologia e Qualidade da Água, Mitigação dos Efeitos do Deplecionamento do Reservatório, Recuperação de Áreas Degradadas, Germoplasma Florestal e Educação Ambiental, ajudam as comunidades na área de influência das hidrelétricas Tucuruí e UHE Coaracy Nunes a alcançarem o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.