Foram 92.073 votos de Aurélio Goiano (Avante) contra 44.862 do segundo colocado Rafafel Ribeiro e 13.174 de Dr. Felipe (PL), terceiro. Com essa larga margem de diferença, o “Fiscal do Povo”, como se autodenominou durante seu mandato como vereador do município, conseguiu encerrar a disputa para comandar a Prefeitura mais rica do interior do Pará. Sim, a partir de 1º de janeiro, Goiano vai formar um novo governo e promete muito trabalho em prol da comunidade local num discurso de “Vamos reconstruir Parauapebas”. Seu vice é Chico das Cortinas, que já foi prefeito do município.
Ontem à noite, após o resultado da eleição, milhares de pessoas seguiram em carreata e motociata pela cidade e se concentraram em frente Galpão do Avante, seu partido, para comemorar, com direito a trio elétrico, muita música eletrônica e cerveja liberada.
Goiano mostrou orgulho de ter vencido no primeiro turno, desdenhou do segundo colocado, referindo-se a ele como o procurado pela Polícia Federal e xingou bastante durante a comemoração.
Ele citou várias vezes o deputado federal Joaquim Passarinho, que o ajudou a voltar ao mandato na Câmara quando foi cassado, e ainda no projeto de eleição para prefeito.
Por sua vez, Passarinho anunciou um trabalho de “limpeza” na Prefeitura de Parauapebas e disse que é preciso retirar os chamados “caititus”, referência a quem estaria se beneficiando dos recursos públicos municipais. “Temos 144 municípios no Pará e escolhi Parauapebas para festejar. E vamos transformar essa cidade, po**a”, disse, repedindo o prefeito eleito em sua sina de xingar.
De locutor de rodeio a prefeito
Aurélio Ramos de Oliveira Neto tem 39 anos de idade, é natural de Sobradinho, cidade satélite do Distrito Federal e criado em Água Fria do Goiás.
Desde muito cedo ele começou a ajudar o pai no supermercado que a família tinha em Água Fria, mas sua paixão pelo mundo do rodeio falava mais alto, paixão essa que o levou às arenas de rodeios como locutor, abrindo-lhe portas para os rodeios e ganhando fama na cidade.
Tomado pelo gosto da vida pública e tendo como maior incentivador o pai, ainda jovem, Aurélio se lançou como candidato a vereador, sendo eleito aos 18 anos de idade como o vereador mais jovem e com maior expressão de votação em Água Fria, exercendo seu mandato no período de 2005 a 2008.
Em busca de mais oportunidade, chegou a Parauapebas em 2010, onde continuou na locução de rodeios e desta vez também em carro de som, ganhando em seguida a oportunidade de trabalhar em um programa sertanejo de rádio na Terra FM. Devido ao destaque no trabalho, logo ingressou na Rádio Arara Azul, passando também pela Correio FM e Liderança FM.
Com personalidade forte e marcante, Aurélio levava uma linha singular em seus programas, criando sua marca de apresentador crítico, cavando a oportunidade de trabalhar nas telinhas de um jornal local, onde ficou por quase cinco anos.
Além da postura de apresentador que não tinha medo de cobrar e denunciar, ele se destacou também pelo trabalho social com o quadro ” Conte sua história”, realizando dezenas de sonhos e atendendo centenas de famílias.
Em 2020, afastou-se do rádio e da TV para disputar nas eleições municipais o cargo de vereador. Em apenas 10 anos como morador de Parauapebas, e disputando pela primeira vez um cargo público na cidade, foi eleito com 1.508 votos, ficando em 11º lugar entre os 15 vereadores eleitos.