O deputado federal Claudio Puty, um dos autores da emenda parlamentar que quer incluir Parauapebas no campus da Unifesspa, e o prefeito Darci Lermen discutem nesse momento com o representante da Universidade Federal do Pará – UFPA – reitor Carlos Mameschy, para que a Universidade incorpore automaticamente Parauapebas como campus.
Atualização às 10:20 horas
Uma ótima notícia para pais e alunos de Parauapebas. O deputado Cláudio Puty informa via twitter que foi fechado acordo entre o governo de Parauapebas e a UFPA no sentido de criar imediatamente o campus de Parauapebas que deverá ser incorporado pela Unifesspa em 2013. Segundo informou Puty, o prefeito garantiu a entrega, em curto prazo, do Centro Universitário para a UFPA para que possa nele ser implantado o campus de Parauapebas. Ato que oficializará a criação do campus em Parauapebas acontece no próximo dia 15 de dezembro. A mineradora Vale investirá R$20 milhões no projeto, fruto de parte do acordo para a passagem de sua linha de expansão da ferrovia que ligará Canaã dos Carajás à linha Carajás-São Luiz.
4 comentários em “Autoridades discutem Unifesspa”
Nossa que mentira!!!o dep. Wandekolk estava sim na reunião! não só ele, mas o MOVIMENTO ESTUDANTIL, OS REPRESENTANTES DA VALE E OS REPRESENTANTES DO LEGISLATIVO. PQ NÃO PODEMOS ESQUECER QUE É UMA LUTA PRINCIPALMENTE DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES DE PARAUAPEBAS( que iniciou esta guerra, é importante lembrar)! MAS AGORA A CONCORRENCIA VAI SER PARA QUEM É O PAI DESTA CRIANÇA NÉ???(kkkk)(natural deste processo, é o que dizem alguns, eu nao acho) E JÁ SEGUE O PRIMEIRO EXEMPLO, FOMOS RETIRADOS OFCIALMENTE COMO PARTICIPANTES DESTA REUNIÃO???RSRSR…TA…maaas… REAFIRMANDO ESTAVAMOS LÁ SIM!!!E ESTAREMOS EM QUALQUER LOCAL QUE VIER A DISCUTIR A UNIVERSIDADE PARA ESTA CIDADE!!!!
Rebeca Valquiria, representante do movimento Pró UNIFESSPA e da UNE em Parauapebas.
A nota,provavelmente distribuida pelo deputado Puty, é eivada de premissas no mínimo duvidosas. Quem conhece minimamente o processo de criação, credenciamento e recredenciamento de instituições federais, seus cursos e campi, sabe que um campus não se cria “imediatamente”, por não ser decisão administrativa vinculada a vontade unilateral da UFPA. Ao contrário, é processo que necessita de embasamento técnico e que deve ser submetido a várias instãncias de apreciação do MEC, que dará a palavra final. Sobre o assunto, é pública a posição do ministério em denegar a implantação do “equipamento campus” em parauapebas,não por represália política,pouco caso ou qualquer adjetivo semelhante, mas em estrito cumprimento do que dispõe o “Manual sobre o Planejamento Integral do Campus Universitário”, documento que ainda serve de parâmetro estratégico para a politica governamental de localização geografica dos campi vinculados a instituições públicas de ensino superior.
A UFPA, por fim, não haverá de solicitar credenciamento de novo campus em área prestes a ser desmembrada para criação da almejada Unifesspa, por ser manifestação extemporânea e contraditória,desprovida de lastro técnico,atitude pouco condizente com a seriedade esperada da cinquentenária instituição.
Portanto, se faz necessário redobrada cautela para que não criemos falsas e irrealizáveis expectativas.
Nossa comunidade escolar não merece passar por isso.
José Omar
Que bom até que enfim! e UNIFESPA HEN?????
SÓ PRA INFORMAR SEU BLOG. O DEPUTADO DO PSDB WANDENCOCK GONSALVES ESTÁ DESDE O INICIO ENGJADO NESSA LUTA JUNTO COM TODOS OS PSDBISTAS DE PARAUAPEBAS…
HÁAA FOI O WANDENCOCK QUE CONVIDOU O PUTY PRA A AUDIENCIA NO EUCLIDES OS ALUNOS ESTÃO SÃO CIENTE … POR QUE SÓ O PREFEIOTO E O DEP. DO PT APARECE NA FOTO …?????
A foto foi enviada pelo deputado Puty. Sei das manifestações de apoio do deputado Wandelkolk para que Parauapebas recebesse o campus da Unifesspa e acho que ele, em parceira com o Puty devem sim receber os louras pela ação, todavia, infelizmente, ele não esteve na reunião, por isso não estar na foto. Mas fique tranquilo, a juventude e os pais de Parauapebas sabem da luta de Wandenkolk.