Brasília – O governo federal através das agências da Caixa Econômica Federal (CEF) inicia nesta terça-feira (18/01) o pagamento do Auxílio Gás e do Auxílio Brasil em todo o país. O saque pode ser feito nas agências e em terminais de autoatendimento da CEF, casas lotéricas e correspondentes bancários credenciados. O valor também pode ser usado para pagamento de compras e contas, por meio do aplicativo Caixa Tem (versão Android) ou (versão Apple) ou através do aplicativo Auxílio Brasil GovBR (versão Android).
De acordo com o comunicado da CEF, o pagamento dos dois benefícios seguirá o mesmo calendário, que varia conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social). Nesta terça, recebem os beneficiários que possuem NIS com final 1. Os depósitos de janeiro seguirão até o dia 31. O pagamento do Auxílio Brasil, que tem valor mínimo de R$ 400,00 é mensal e o Auxílio Gás, no valor de R$ 52,00 por família, será pago a cada dois meses às famílias selecionadas.
De acordo com o cadastro atualizado pelo Ministério da Cidadania, a pasta estima que 5,58 milhões de famílias receberão o auxílio para a compra de um botijão de gás de 13 kg. Cerca de 108 mil famílias moradoras dos cem municípios da Bahia e Minas Gerais que decretaram estado de calamidade por causa das chuvas receberam o valor antecipadamente, em 27 de dezembro.
O ministério informou também que 3,06 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil em janeiro, que passa a totalizar 17,5 milhões de lares participantes. possui 2,1 milhões de famílias contempladas, diz a pasta.
Regras para sacar e movimentas os benefícios
Os valores do Auxílio Brasil e o do Vale-Gás poderão ser sacados e movimentados online de maneira semelhante. Cartões e senhas utilizados para saque do Auxílio Brasil poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Gás, informou a Caixa.
Se o beneficiário optar por saques com o cartão do programa, eles podem ser feitos nos terminais de autoatendimento e em agências da Caixa, nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui (empresas contratadas pela instituição financeira para prestar serviços bancários em seu nome). Nos dois últimos, além do cartão do benefício, é necessário apresentar documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira de trabalho).
OS beneficiários podem sacar também utilizando o aplicativo Caixa Tem, o beneficiário deve gerar um código (chamado de token). Para isso, deve selecionar no aplicativo a opção “saque sem cartão”. Em seguida, deve clicar em “gerar código para saque”. O código tem validade de uma hora e também pode ser usado para retirar valores em caixas eletrônicos, agências, lotéricas ou nas unidades de correspondentes bancários.
Se preferir não sacar o dinheiro, o beneficiário pode utilizar o aplicativo Caixa Tem para realizar compras em estabelecimentos como mercados e farmácias por meio do cartão de débito virtual ou função QR Code. No aplicativo e nas lotéricas também é possível pagar contas de gás, água, luz, telefone e boletos diversos com o valor dos benefícios.
Consulta da parcela
Para saber se a parcela do Auxílio Brasil está disponível, o beneficiário pode consultar o aplicativo Caixa Tem ou o aplicativo Auxílio Brasil. A consulta também pode ser feita pelo telefone 111, com o número do CPF ou o nº do NIS do beneficiário.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.