As obras de recuperação do trecho que cedeu da orla do Rio Tocantins estão avançando. Uma equipe da Secretaria de Obras e Viações Públicas (Sevop) trabalha diariamente no local.
Os serviços de escavação de uma vala com aproximadamente 2,5 metros de profundidade e 80 metros de comprimento foram executados e agora está sendo refeita a drenagem profunda.
Anderson Carlos Silva, da Coordenadoria de Engenharia da Sevop, explicou que esse trecho cedeu devido à sobrecarga do peso do muro da orla.
Após tomar conhecimento do problema, a Sevop entrou em contato com a CMT Engenharia e o engenheiro responsável pelo projeto de construção da orla, Nagib Charone, esteve no local para verificar a situação e assim autorizar o início dos serviços, que estão sendo realizados por meio de parceria entre a prefeitura e a CMT Engenharia, empresa que executou a obra de construção em 2007.
Anderson Silva informou ainda que estão sendo feitos colchões drenantes com filtros de pedra e colchões de areia, envolvidos em uma manta de bidim (manta para cura úmida do concreto), por onde vai passar a umidade, como se fosse um dreno. “Esses bolsões são costurados de forma que o peso do terrapleno seja voltado para a pista e não para o muro da orla”, explicou, complementando que também está sendo feito o reparo dos cabos de aços, que fazem o suporte do muro da orla.
Texto: Alessandra Gonçalves/Fotos: Dinho Aires