A pandemia provocada pelo novo coronavírus em Parauapebas deixou, até o momento, 177 mortos. O primeiro caso de Covid-19 registrado no município aconteceu em março. De lá pra cá, mais de 26.500 casos foram confirmados através de exames laboratoriais. 15.500 destes pacientes já foram curados da doença.
O mês de maio foi o mais fatal no município, já que foram registrados 62 óbitos por Covid-19. Todavia, o pico da doença se deu em junho, quando foram apontados 8.181 pacientes contaminados pelo novo coronavírus.
O Blog preparou gráficos que mostram a evolução da doença e dos óbitos ao longo desses sete meses em que o município convive com a doença. Os gráficos mostram que a contaminação em Parauapebas vem caindo dia após dia. Mas nem por isso devemos relaxar no cuidado para conter o vírus. A secretaria de Saúde do município alerta para que os munícipes continuem alerta e tomando os cuidados de praxe contra o vírus, lavando as mãos sempre que possível, usando álcool em gel, saindo de casa somente quando necessário (sempre usando máscara), evitando aglomerações e fazendo o teste RT-PCR disponível no drive-thru ou nos postos da rede pública.
Parauapebas já realizou, até a sexta-feira (11), o total de 144.308 testes para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e testagem rápida. Destes, 117.806 foram descartados.
A testagem em massa da população continua, em sistema de drive-thru e em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Essa ação permite identificar quem já teve a doença e quem é portador assintomático do vírus, além de confirmar os casos em que os sintomas se mostram presentes.
O exame PCR está aberto para qualquer pessoa, a partir dos cinco anos de idade, devendo ser agendado previamente através do link para realização no sistema drive-thru e de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas UBS dos bairros Guanabara, Jardim Canadá, da Paz, Minérios e Liberdade I, além das localizadas na zona rural, das 8h às 12h. Para testagem nas UBS é necessário encaminhamento médico.