O avião monomotor prefixo PR-GTB, modelo 210-1, que caiu na manhã de ontem (24) na zona rural de Cotriguaçu-MT (950 km a Noroeste de Cuiabá) havia sido furtado durante a madrugada no Aeroporto de Ourilândia do Norte, no Sul do Pará.
Com a queda, o piloto conhecido como “Toninho” morreu carbonizado. Ele estava acompanhado por Raimundo José de Oliveira, de 32 anos, socorrido em estado grave, foi levado até um hospital de Juína e transferido para Cuiabá. Raimundo tem mandado de prisão por furto.
Segundo as imagens do aeroporto de Ourilândia, por volta da 1 hora um veículo chegou ao local e duas pessoas desceram e começaram a tentar funcionar uma aeronave, desistindo após verificar que havia uma “algema” na hélice. Partiram então para o hangar da PEMA – onde conseguiram dar partida na aeronave Cessna 210-1, prefixo PR-GTB. Após furtar gasolina de várias aeronaves que estavam no local, por volta das 3h30min decolaram rumo ao Mato Grosso. O outro comparsa, que dirigia o veículo, saiu imediatamente após a decolagem.
Chovia muito na região desde as primeiras horas do dia e moradores da comunidade Nova Esperança – cerca de 70 quilômetros da sede de Cotriguaçu – ligaram no telefone 190, por volta das 5h30min, informando a queda de uma aeronave.
Viaturas das polícias Civil e Militar foram até o local informado e constataram que o piloto havia morrido carbonizado.
Segundo Pereira, proprietário da aeronave, o prejuízo foi total, já que a mesma não tinha seguro.
A polícia acredita que a aeronave seria usada para o tráfico de drogas.