Bandeira amarela: Concessionária dá dicas de economia de energia para reduzir os impactos na conta

Bandeiramento é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a cada mês

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira tarifária amarela para o mês de novembro, o que significa um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Trata-se de uma redução em comparação ao mês de outubro, quando estava em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais alta de todas, com a cobrança de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

De acordo com a Aneel, a melhora nas condições de energia em todo o país determinou a mudança do bandeiramento. No entanto, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores, por isso ainda o acionamento da bandeira amarela.

A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Luciana Carmo, explica como funciona a bandeira tarifária e reforça a importância do uso adequado de energia no período.

“As bandeiras tarifárias e os seus custos são definidas pela Aneel. A Equatorial Pará não tem gestão sobre essa decisão. A distribuidora aplica o que é decidido pelo órgão regulador. As bandeiras são acionadas de acordo com o cenário de geração de energia no país. Quando o cenário de chuvas não é o ideal para as hidrelétricas, o país aciona mais as termelétricas, o que encarece o custo e o bandeiramento muda. Para amenizar o impacto na conta, a Equatorial Pará sempre trabalha com a orientação de consumo consciente junto aos clientes,” destaca.

Dicas para garantir a economia na conta de luz:

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;
  • Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;
  • Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
  • Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter e que a temperatura esteja em média a 23ºC;
  • Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;
  • Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;
  • Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo Procel/Inmetro de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.

(Fonte: Equatorial)

Deixe seu comentário

Posts relacionados