O Banco do Estado do Pará (Banpará) fechou um projeto com a IBM Brasil para lidar com a explosão de dados gerada por todas as esferas do banco. O projeto, implementado pela Suporte Informática Soluções, parceiro de negócios da IBM para a região Norte, teve investimentos de mais de R$ 2 milhões e apresenta importantes benefícios às operações do banco paraense e aos seus planos de crescimento. O setor financeiro é hoje um dos segmentos mais impactados pelo fenômeno do big data, termo utilizado para descrever o grande volume de dados gerados na era digital.
Segundo Eugênio Pessoa, Diretor de Tecnologia do Banpará, o processamento realizado durante a madrugada estava chegando ao limite do horário de abertura das agências do banco. Com o crescente aumento dos dados, em pouco tempo ultrapassaria esse horário, prejudicando o atendimento aos clientes do banco. O banco planeja outros investimentos em tecnologia visando o crescimento da demanda na região. “Nossa carteira passou de R$ 800 milhões para R$ 2,4 bilhões nos últimos dois anos. Embora o novo sistema comporte mais crescimento, precisamos estar preparados para continuar buscando novos negócios”, explica Pessoa.
O ambiente de tecnologia do banco é composto por dois data centers, um principal e outro de contingência. O principal desafio do projeto consistia em realizar a migração de todos os dados para os dois centros de dados em um tempo extremamente curto, de forma a minimizar o impacto nas operações da instituição. Assim, a equipe da integradora aproveitou um feriado bancário para implementar o projeto.
A tecnologia implementada reduziu em 3,5 vezes o tempo de processamento das transações do Banpará. Além disso, outro benefício importante conquistado é a segurança de que as agências do banco abrirão com os dados atualizados e ainda com tempo suficiente para reprocessamento, caso seja necessário.
Fonte: Decision Report