Brasília – O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), anunciou há pouco, a redução em 0,25 ponto porcentual (pp), a taxa Selic dos juros básicos da economia, que caiu de 10,75% para 10,25% ao ano. Houve divergência de membros da diretoria que ficou dividida, e com a medida, o comitê interrompeu o ciclo de seis cortes consecutivos de 0,50 ponto porcentual na Selic; redução no ritmo dividiu o mercado.
Em decisão dividida dos nove membros do colegiado — inclusive, dos quatro indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segue reclamando do patamar dos juros no País. Foram 5 votos a 4 pela queda de 0,25 pp.
A redução no ritmo de corte — apesar da indicação da autoridade monetária de que manteria a redução de 0,50 pp. neste encontro — já estava dividindo o mercado. Era levemente majoritária a expectativa de que a cúpula do BC optaria por uma redução menor da taxa, de 0,25 ponto porcentual, interrompendo o ciclo de 0,50 pp. iniciado em agosto do ano passado.
Entre o prazo da última reunião há 40 dias, ocorreram mudanças no Brasil, sobretudo o impacto no mercado da alteração da meta fiscal de 2025 anunciada pelo governo, que passou de um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para déficit zero. A meta de 2026 também mudou, de superávit de 1% do PIB para 0,25%.
A ata do Copom será divulgada na próxima terça-feira às 8h. O Copom se reúne novamente em 18 e 19 de junho.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.