Belém receberá, pela primeira vez em nove anos, um evento profissional do circuito ITF World Tennis Tour. Trata-se do Ano IV – Brasil Tennis Classic, que acontecerá entre os dias 14 e 20 de agosto nas quadras rápidas da Assembleia Paraense (AP). A competição da série M15, patrocinada pelo Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, vale pontos para o ranking mundial e até US$ 15 mil em prêmios.
Entre os inscritos estão tenistas de diversos continentes, como o argentino Matías Franco Descotte, 413º no ranking da Associação de Profissionais do Tênis (ATP), que tenta seu primeiro título na temporada. Já o norte-americano Kyle Seelig, 445º no ranking, estreia profissionalmente em solo brasileiro.
O país sede é representado por cinco jogadores na chave principal, com destaque para o pernambucano de 32 anos, José Pereira, 537º do mundo e 12 vezes ganhador do título em simples no circuito. Ele é tido como um dos favoritos ao troféu do Brasil Tennis Classic, após uma série de eventos pela Europa e América do Sul.
“É muito importante jogar torneios no Brasil. Neste momento, estou na Europa jogando uma gira de eventos. Há vezes em que precisamos viajar por um ou dois meses para poder somar pontos. Então, será muito especial poder ter a chance de atuar perto da torcida. Estou muito confiante para ir bem em Belém,” declarou o tenista, que esta semana disputa o Challenger de Luedenscheid, na Alemanha.
Em 616º lugar no ranking mundial e, até o momento, quinto melhor pré-classificado em Belém, o paulista Pedro Sakamoto, de 30 anos, também participa de ambos os torneios e integra os brasileiros na chave principal. Ainda participa o gaúcho Óscar Gutierrez, 662º do mundo, no que será seu primeiro evento no país na temporada.
Por fim, com 17 anos, o mineiro Pedro Rodrigues e o paranaense Gustavo Ribeiro foram parte da equipe campeã da Copa Davis Júnior em 2022, chegando à capital paraense entre os três melhores juvenis do ranking da ITF.
Tradição paraense no tênis
Apenas na última década, a capital do estado recebeu dois eventos da série M15 organizados pelo Instituto Sports e um ATP Challenger. O presidente da Assembleia Paraense, Oscar Pessoa, considera importante que a cidade esteja no calendário internacional do esporte.
“A Assembleia está muito honrada em receber novamente um evento profissional de tênis, que será o único em Belém em 2023. Certamente, será uma semana muito intensa com jogos de alto nível e importante para impulsionar a modalidade e o esporte no Pará e na Região Norte,” declarou. “É fundamental iniciativas como essa para nossas crianças, pois elas estarão próximas de jogadores que têm chance de se tornarem os próximos Djokovic, Nadal, Federer”.
Segundo o presidente da Federação Paraense de Tênis, a região está vivendo um boom da modalidade M15 do esporte, desde o número de jogadores iniciantes até a qualificação dos instrutores: “A Federação vem realizando inúmeros campeonatos estaduais, recebendo torneios nacionais, cursos de capacitação de professores e, para coroar este ano, vamos receber um evento ITF”.
“Ao meu ver, um evento como esse incentiva o tênis em todos os sentidos, seja no nível juvenil, social ou profissional. Tenho certeza que faremos um grande evento e torcemos para que permaneça por muitos anos no calendário,” espera o dirigente.
Diretor do evento, Nelson Aerts aponta a tradição de Belém no circuito ITF World Tennis Tour: “É um local onde brasileiros tiveram a chance de vencer no passado e também presenciamos ex-tenistas top 10 jogando e vencendo em Belém, como o argentino Guillermo Cañas”.
“Temos o apoio da Assembleia Paraense, da federação local, da CBT [Confederação Brasileira de Tênis] e essas conexões podem impulsionar o tênis brasileiro para diferentes regiões do país. Espero que a comunidade tenística do Pará e da região aproveite essa oportunidade para que seus jovens façam seus primeiros pontos no ranking da ATP e possam acompanhar jogos de alta qualidade na semana,” conclui.