Beneficio INSS: No Pará, 14.309 pagamentos serão bloqueados

Continua depois da publicidade

fpm-bloqueadoAposentado e pensionistas do INSS que tiveram os pagamentos bloqueados terão que atualizar dados

A Previdência Social vai bloquear, na folha de maio, o pagamento de 14.309 aposentadorias e pensões do INSS de segurados no Pará. Nenhum desses beneficiários ou seus parentes compareceram às agências bancárias para fazer a atualização de dados no recadastramento obrigatório. Os aposentados e pensionistas que tiverem os benefícios bloqueados só poderão sacar os valores no fim do mês que vem e no começo de junho, após concretizarem o processo de prova de vida que deve ser feito nas agências bancárias em que recebem os benefícios.

Em todo o Brasil serão 474 mil benefícios bloqueados. O bloqueio será feito de forma escalonada, de acordo com o final do número do benefício. “Assim, você pega segmentos de forma equitativa, com código de bloqueio e que o banco pode desbloquear”, informou ontem, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas.

Os aposentados e pensionistas do INSS que não puderam fazer a prova de vida (e terão o pagamento bloqueado a partir de maio) por estarem doentes ou por dificuldades de locomoção devem fazer a atualização de dados nos bancos por meio de procuradores. Os representantes deverão estar cadastrados no INSS para finalizarem a prova de vida em nome do segurado.

“A folha de maio será rodada e enviada para os bancos com informações dos benefícios que não tiveram a prova de vida feita. O pagamento seguirá com código de bloqueio para os bancos que vão informar ao aposentado sobre o bloqueio na hora do saque. Assim, o segurado terá que validar seus dados para poder tirar o dinheiro”.

O prazo para que aposentados atualizassem os dados terminou em 30 de dezembro do ano passado. Para desbloquear o pagamento, os aposentados e pensionistas necessitam apresentar documentos de identificação com foto, como a identidade, a carteira de trabalho ou a de motorista. Os bancos que possuem a tecnologia da biometria podem usá-la no recadastramento das senhas.

A prova de vida é um procedimento obrigatório para, segundo o INSS, dar mais segurança e evitar pagamentos indevidos e fraudes. A renovação deve ser feita pelos segurados que recebem por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Fonte: Dol