Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Benefícios dos exercícios físicos: Qual deles está faltando em você?

Continua depois da publicidade

Eu poderia fazer uma lista com vinte benefícios que a prática de exercícios físicos podem proporcionar ao ser humano – “aumenta isso”, “diminui aquilo” – mas não adiantaria de nada se você não mudar a sua forma de pensar sobre o assunto.

Meu maior desejo seria que nenhuma pessoa fosse sedentária, isto é, que todos tivessem o hábito de se exercitar em sua rotina, porém, as pessoas sempre se utilizam de alguma desculpa para não fazê-lo.

Na coluna de hoje, citarei os três principais benefícios possuídos por uma pessoa fisicamente ativa para, assim, motivar a mudança do seu cotidiano para incluir a prática de exercícios físicos regulares.

O primeiro desses benefícios é o emagrecimento, afinal, quem não quer perder alguns quilinhos? Saiba que, praticando exercícios físicos, você consegue emagrecer.

Aliando essa prática a uma alimentação mais saudável, é possível obter resultados mais rápidos. Do que adianta se esforçar tanto na academia se quando chegar em casa você comerá uma pizza? São necessárias adaptações em sua alimentação para manter um equilíbrio com o exercício físico praticado.

Emagrecer nada mais é que gastar mais calorias do que são consumidas, aumentando a massa magra e diminuindo a gordura do corpo. Seja fazendo musculação na academia, nadando, correndo ou praticando outros esportes, todo e qualquer movimento que você faz auxilia no emagrecimento, mas para resultados reais, é preciso controlar a alimentação e não desistir.

Veja também:  Coluna Direto de Brasília - Por Val-André Mutran

O segundo benefício proporcionado pela prática de exercícios físicos é a prevenção de doenças. Algumas das enfermidades mais comuns na vida moderna – como a diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol elevado, depressão, estresse e problemas na coluna –, as quais estão afligindo crianças, jovens e adultos, podem ser prevenidas e até curadas com a prática regular de exercícios físicos.

Além disso, esse tipo de atividade é capaz ainda de aumentar a autoestima e o bem-estar de quem a realiza.

Esse fenômeno é mais observado em mulheres, o que não quer dizer que o mesmo não possa ser dito sobre os homens, mas, para nós mulheres, estar de bem consigo mesmas é um sentimento que nos deixa mais feliz. Vestir aquela calça e se achar linda, usar aquele biquíni e se sentir livre, se olhar no espelho e gostar do seu corpo é um fator que afeta positivamente a nossa autoestima e bem-estar.

E os homens, não gostariam de ter a disposição para fazer as suas atividades do cotidiano com facilidade? Quem não gostaria ter energia suficiente o dia todo.

E você, de quais desses benefícios acha que está precisando?

Comentários ( 8 )

  1. Estou precisando de todos… rsrsr.
    Essas informações são fundamentais para quem busca qualidade de vida. Obrigada pela gentileza em dividir com os leitores.
    Bjo.

    1. Eu que agradeço a sua interação e contribuição nos comentários. O objetivo da coluna é esse, levar cada vez mais informação e orientações para melhorar e até mudar sua saúde e qualidade de vida!

  2. Leio todos os seus artigos até agora disponibilizados. Realmente, a maior força tem que vir de nós mesmos. Primeiro precisamos “cortar as desculpas”, depois, mudar alimentação. Já é um bom início…

    1. Exatamente isso Fox, precisamos acabar com as desculpas que usamos para não nos exercitar. A pratica regular de exercícios físicos acompanhada de uma alimentação saudável deve fazer parte da rotina de todos. Como consequência, melhora na saúde e qualidade de vida! Continue acompanhando cada orientação!

Deixe uma resposta