O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 20, a nomeação de Dom Pedro Brito Guimarães como o novo arcebispo da Arquidiocese de Palmas, no estado do Tocantins, transferindo-o da diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí. A arquidiocese de Palmas estava vacante desde dezembro do ano passado com a transferência de Dom Alberto Taveira para Belém (PA).
Para a diocese de Foz do Iguaçu, no Paraná, Bento XVI nomeou Dom Dirceu Vegini, atualmente bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba (PR). Ele sucede a Dom Laurindo Guizzardi, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa por causa da idade, conforme prevê o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.
Dom Pedro Brito, 56, é natural de Eliseu Martins, no Piauí, e foi ordenado bispo de São Raimundo Nonato em 14 de setembro de 2002. Tem doutorado em teologia dogmática pela Universidade Gregoriana, em Roma.
Dom Dirceu tem 58 anos e foi nomeado bispo de Curitiba em março de 2006, recebendo a ordenação episcopal no dia 2 de junho do mesmo ano. Nascido em Massaranduba (SC), Dom Dirceu fez o curso de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Fonte: CNBB
[ad code=1 align=center]