Preocupado com a possibilidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não ser instalada pela prefeitura de Marabá por causa da falta de recursos, o deputado Beto Salame (PP/PA) assegurou nesta terça-feira que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, garantiu a ele recursos para equipar a unidade e uma ajuda substancial na sua manutenção.
“Na gestão anterior tivemos que enfrentar toda a sorte de obstáculos com prestação de contas e empresa sem condições para tocar a obra, licitada em gestão anterior, até conseguirmos tirar a UPA do papel. Tem uma estrutura fantástica e não pode ser desperdiçada”, argumentou o deputado.
Beto Salame ressaltou a importância da UPA para desafogar o Hospital Municipal e criar uma outra opção de atendimento para os moradores do Complexo Cidade Nova. “O prefeito João Salame reformou e ampliou o posto de saúde de Morada Nova, o da Laranjeiras, da folha 33 e da Liberdade, o centro de saúde Jaime Pinto do Novo Horizonte, inaugurou dois Caps na Nova Marabá, deixou pronto o prédio para o Centro de Especialidades, implantou a sede do Samu regional, deixou pronto o novo Laboratório Central na Laranjeiras e reformou os centros cirúrgicos dos dois hospitais. Deixou ainda em andamento a construção do Posto de Saúde do bairro Araguaia. Falta agora a UPA da Cidade Nova, que é de extrema importância para que se dê continuidade à melhoria da infraestrutura na área de saúde”, ponderou o deputado.
Diante da decisão da prefeitura em não inaugurar a UPA e devolver o dinheiro da sua construção alegando não ter recursos suficientes para equipar e manter a nova unidade, o deputado garante que o Ministério da Saúde assume o compromisso de fornecer os equipamentos e garantir participação substantiva nos custos de sua manutenção. “Sugiro que o prefeito Tião Miranda procure o governador Jatene e peça a colaboração do Estado para manutenção da UPA. O governo do Estado passou 4 anos perseguindo o ex-prefeito, porque era seu adversário. Não liberou um centavo pra Marabá na gestão anterior. Agora o prefeito é aliado. Está na hora do governador pagar um pouco de sua dívida com Marabá. Uma excelente oportunidade é ajudar a bancar os custos da UPA”, avalia Beto salame.
O deputado foi além. Disse que, além de assegurar recursos para equipar e manter a UPA, garante a destinação de emenda parlamentar de sua autoria no Orçamento Geral da União do ano que vem para manter a unidade. “Dessa forma, todos dando as mãos, não fica pesado pra ninguém. E a população sai ganhando. Da minha parte vamos trabalhar para ajudar o município. Não faremos oposição cega que só prejudica a sociedade”, finalizou Salame. (Assessoria do deputado federal Beto Salame)
2 comentários em “Beto Salame garante recursos para a UPA de Marabá”
VALEU DEPUTADO BETO SALAME.
É o minimo que o nobre deputado poderia fazer.não deixar o atual prefeito continuar a sua sanha desenfreada de perseguir o munícipe e seus servidores. como já aconteceu com os da saúde e da educação. Já chega de perseguir o povo de Marabá. prefeito que esta deixando todos decepcionados.