Amanhã, sexta-feira (27), o comércio em todo o Brasil está promovendo uma mega liquidação conhecida por Black Friday. Muitos comerciantes e até o shopping de Parauapebas estão oferecendo descontos de até 70% nesse período. Mas o Procon faz algumas observações e orienta os passos que o consumidor deve seguir antes de efetuar a compra.
De acordo com a coordenadora do Procon/Parauapebas, Evellyn Moutinho, é comum alguns estabelecimentos aumentarem os preços dias antes do Black Friday e voltar ao valor normal no dia da liquidação. “É importante verificar previamente o valor dos produtos antes de realizar a compra e evitar se deixar seduzir por descontos ‘aparentemente’ imperdíveis”, alerta.
Quando a loja for virtual, de acordo com a coordenadora, o ideal é procurar lojas que o consumidor já tenha comprado algo, bem como estar atento ao certificado de segurança do site, verificar número do CNPJ, razão social, endereço e telefone. “O Procon/SP [http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php] tem uma lista de lojas que devem ser evitados”, afirma.
Em casos de não entrega de produtos, cancelamento de compra ou produtos defeituosos, Evellyn recomenda o consumidor a procurar o Procon, localizado na Rua Araguaia, Nº 40, Bairro Rio Verde.