A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas acaba de divulgar mais um Boletim Epidemiológico sobre o cenário do novo coronavírus no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mesmo com todos os esforços e trabalho sem trégua no combate à propagação da Covid-19 e na luta para salvar vidas, os números de casos positivos no município aumentam diariamente.
Nesta segunda-feira (15), foram confirmados 59 novos pacientes infectados, não tendo sido registrados novos óbitos por Covid-19. A Ascom informa ainda que o número de pessoas que venceram a doença viu um crescimento de mais de 70 desde o último Boletim Epidemiológico, com 35.922 pacientes recuperados.
No total, 243.712 pessoas já foram testadas para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e a testagem rápida. Destes, 206.602 foram descartados, enquanto 37.110 casos foram confirmados.
A Prefeitura reforça a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação aos cuidados com a saúde: lave sempre as mãos com água e sabão. Evite tocar olhos, nariz e boca. Evite sair de casa, mas caso precise sair, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca – é obrigatório. O distanciamento social é a melhor medida preventiva contra o novo coronavírus. Evite aglomerações durante neste feriado de Carnaval.
Em caso de sintomas, procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos seguintes polos: Cidade Nova, VS-10, Minérios e Liberdade 1.
Novos casos
O Boletim Epidemiológico desta segunda revela que 30 dos pacientes confirmados são do sexo masculino, com idades variando de 14 a 72 anos de idade; nas 27 mulheres confirmadas, as idades variam entre 14 e 79 anos. A doença ainda foi diagnosticada em duas crianças, de 6 e 12 anos, sem registro de gênero.
Os dados divulgados informam que todos os novos casos se encontram em isolamento domiciliar, tendo sido confirmados através do exame PCR, realizado pela prefeitura.
Com os registros anunciados hoje, Parauapebas passa a ter 37.110 casos confirmados. Destes, 19 pacientes estão internados; 932 pacientes estão em isolamento domiciliar; 35.922 pacientes foram recuperados e receberam alta; 237 pacientes foram a óbito.
O Boletim afirma ainda que 209 pessoas foram testadas nesta segunda-feira.