Brasília – O Partido Liberal (PL), comandado pelo ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, será o destino da filiação do presidente Jair Bolsonaro. O anúncio deve ser feito nesta segunda-feira (8), ou na terça-feira (9). Pesou na decisão a estrutura do partido, que se coligado a outras legendas dará o suporte necessário à campanha de reeleição do Presidente em 2022.
O Presidente já comunicou a sua decisão aos caciques do Republicanos e do Partido Progressista que também foram sondados.
Desde o início de 2021, Bolsonaro vinha negociando com diversas legendas. Nas últimas semanas, apenas PP, PL e Republicanos disputavam o seu passe.
O presidente Jair Bolsonaro informou em 11 de novembro de 2019, em uma rede social, que decidiu deixar o PSL e criar um novo partido, chamado Aliança pelo Brasil.
Bolsonaro publicou a mensagem após ter se reunido, no Palácio do Planalto, com parlamentares filiados ao PSL.
Na época, o presidente informou: “Hoje anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: ‘Aliança pelo Brasil’. Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018”.
O projeto de criação do Aliança pelo Brasil naufragou porque não cumpriu as exigências de conferências das assinaturas coletadas. Bolsonaro abandonou o projeto e começou uma longa sondagem de vários partidos e hoje ou amanhã deve anunciar o ingresso ao PL.
Não se sabe os termos do acerto com Costa Neto, mas vários deputados e senadores devem acompanhar o presidente na filiação.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.