Um incêndio de grandes proporções consome, desde ontem (1º), a Aldeia Hupryre, localizada na Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, a 5 km de Morada Nova. Homens do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro atuam no aldeamento, que foi totalmente destruído. O fogo teria começado nas margens da BR-222.
A aldeia é a menor entre as localizadas dentro da TI Mãe Maria, com uma população inferior a 30 membros, 10 dos quais são crianças. Residências, plantações, animais e a escola local foram atingidos pelo fogo. A Defesa Civil de Bom Jesus do Tocantins deu início ao atendimento das famílias; a Defesa Civil do Estado deve chegar até este sábado (2) e se juntar à ajuda humanitária.
De acordo com o major Felipe Galúcio, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Marabá, ainda não foi possível determinar a causa do incêndio.
Em comunicado à Imprensa, ele relatou que, ao chegar à aldeia, observou-se que boa parte das residências de madeira e palha já haviam sido consumidas pelo fogo. Eram 12, no total. O grupamento operou no resfriamento e salvaguarda das construções ainda existentes na Aldeia Hupryre, bem como na extinção do fogo ao redor da mesma.
Após a saída da equipe, foi acionada a guarnição pertencente à Operação Fênix do Corpo de Bombeiros, baseada em Bom Jesus, com finalidade específica de combate a incêndio florestal. Com o apoio dos Brigadistas da Defesa Civil do Estado, permaneceram no local até às 21h desta quinta-feira, combatendo o incêndio que se espalhou para dentro da mata.
Nesta sexta-feira (2), a operação continua no local, ainda com a guarnição da Operação Fênico, contando com o suporte de um efetivo de 30 homens da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.