A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater- Pará) e a Prefeitura Municipal de Brejo Grande do Araguaia inauguraram, nesta quinta-feira (9), a Feira de Agricultores do Assentamento Canaã, na Rodovia Transamazônica – Km 120 – Posto Fiscal – Vila Jarbas Passarinho. A inauguração aconteceu à 7h, quando foi servido um café da manhã, seguido da solenidade, com a presença do prefeito Jesualdo Nunes Gomes (PDT), do vereador Manoel Valdimiro Martins (PDT), o Valdizão da Pesca, do coordenador local da Emater, Abraão da Gama Lima, do gerente do Sicredi e de secretários municipais e lideranças comunitárias.
O espaço, inicialmente, conta com 20 feirantes cadastrados, a comercialização acontecerá todas as quintas-feiras a partir das 7h, se estendendo por todo o dia. Serão comercializados os principais produtos da agricultura familiar: animais vivos e abatidos (galinhas caipiras, patos, suínos, bovinos e peixes), cereais (feijão, amendoim, milho), frutas naturais e beneficiadas (acerola, goiaba, cupuaçu, manga, bacaba, açaí, graviola, cajá, caju), verduras (cheiro verde, alface, pepino, quiabo, maxixe, cebola, tomate, pimentas), macaxeira, farinha e demais derivados da mandioca (tapioca, tucupi, puba).
O Assentamento Canaã é uma antiga área do Projeto Casulo, criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que depois passou o domínio para a Prefeitura de Brejo Grande do Araguaia. A ocupação e produção existem há mais de 20 anos, as propriedades têm áreas de meio a quatro hectares. A prefeitura e a Câmara Municipal, recentemente, se comprometeram com a regularização fundiária (emissão da documentação para os agricultores).
A agricultora familiar Joveline Marques Ramos, a Jô, de 39 anos, casada com Maciel da Silva Santos, mãe de quatro filhos, trocou a cidade grande, Goiânia (GO) pela roça. Foi ele que teve a ideia e pediu o apoio da Emater – PA para concretização do sonho da Feira da Agricultura Familiar. A inciativa deu certo. “Já estou ansiosa arrancando macaxeira, tirando pimentas e pegando os tambaquis para vender na nossa feira”, comemorou.
O médico veterinário Abraão da Gama Lima, coordenador local da Emater, informou que, em agosto de 2023, foi ministrado um “excelente curso” sobre Piscicultura: “Temos prestado outros serviços de Ater [assistência técnica e extensão rural], com treinamentos sobre: compras públicas, regularização ambiental e acesso ao crédito rural”, detalhou ele.
O vereador Valdizão da Pesca, de 68 anos de idade, é um dos apoiadores dos agricultores na região e presidente da Colônia de Pescadores Z-103, e justificou a ausência dos demais representantes do Legislativo na inauguração: “Hoje tem sessão na Câmara”, disse ele, complementando: “A nossa expectativa é grande por criar uma feira da agricultura familiar na nossa região, temos apoio total da Prefeitura, Câmara e outros parceiros, tendo como objetivo melhorar a renda, contribuir com o desenvolvimento regional e, sobretudo, com a melhoria das condições de vida das pessoas.”
Para o supervisor regional da Emater, o engenheiro florestal Fernando Araújo, o Assentamento Canaã, em Brejo Grande do Araguaia, é um exemplo do trabalho de Ater Continuada. “A intenção é que possamos oferecer um serviço de assessoria, de um ano ou mais, que inicia com um contato. As visitas, um diagnóstico, as capacitações, o acesso às diversas políticas públicas, crédito rural. É uma Ater contínua e permanente. O caso da feira é um nível importante de comercialização no mercado local.”
No processo de consolidação da feira, a prefeitura dará total apoio, por determinação do prefeito Jesualdo Gomes, a Emater proporcionará apoio e assessoria e, por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a analista técnica de Agronegócio Malu Maia ministrará um curso sobre custo de produção, margens de lucro (preços), mercado e atendimento.
(Ascom Emater PA – Regional Marabá/ Foto: Divulgação)