Uma alternativa de renda para pequenos agricultores começa a ser testada no município de Breu Branco, no sudeste paraense. O projeto de Cultivo de Mandioca foi apresentado na comunidade rural Vila Areal. A Prefeitura Municipal, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e entidades ligadas ao setor agrícola participam da iniciativa.
O projeto piloto será executado na comunidade rural Vila Areal pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Econômico de Breu Branco. A primeira reunião ocorreu na sexta-feira, 5, onde o projeto de Cultivo de Mandioca foi apresentado para pequenos produtores rurais da região.
A agricultora Cesarina Martins considerou viável a iniciativa de incentivar o plantio do tubérculo. “É viável essa iniciativa e com certeza será mais uma fonte de renda para todos nós da região”, acredita a mulher.
O público alvo do projeto será capacitado através de cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Vamos ensinar todo o processo de manejo”, diz Caroline Almeida, instrutora do Senar.
Manoel Pompeu, secretário municipal da pasta, explica que a iniciativa “foi bem recebida pela comunidade local que acredita no potencial da agricultura familiar como fonte de renda e que poderá ser estendida a outras comunidades rurais”.
(Antonio Barroso)