“Briga” pela presidência da Colônia de Pescadores em Marabá vai parar no Ministério Público

Continua depois da publicidade

Por Ulisses Pompeu – Marabá
Um grupo de pescadores tentou ontem, segunda-feira, 14, mas sem sucesso, registrar uma chapa para concorrer à direção da Colônia de Pescadores Z-30, que congrega mais de 1.500 associados em Marabá. Diante do impasse, eles procuraram o Ministério Público Estadual para pedir intervenção da Justiça no caso para que haja mais de uma chapa para as eleições, que estão previstas para serem realizadas no final de junho próximo.

Raimundo Nonato Miranda Viana, que lidera um grupo de 12 pescadores que tentam registrar uma chapa para concorrer às eleições, denuncia que o atual presidente da Colônia Z-30, Antônio Rodrigues Dias, o Bibi, estaria se negando a receber o registro da chapa, porque teria interesse em concorrer à reeleição com chapa única. “Viemos à sede da colônia e a entidade está de portas fechadas. Apenas a máquina de fazer dinheiro (geleira) está funcionando”, desabafou.

Raimundo Nonato explica que divulgou em rádio e avisou antecipadamente a Colônia que uma chapa estava se preparando para concorrer às eleições da Colônia, mas Bibi teria mandado recado alegando que ele não poderia concorrer porque estaria inadimplente. “Agora, a gente chega aqui para registrar a chapa e recebe como resposta que o senhor presidente está viajando. É apenas uma desculpa para não nos impedir de concorrer, como fizeram há quatro anos. A estratégia é a mesma”, alega.

Nonato alega que é filiado na Z-30 desde 1999 e contesta que esteja inadimplente com a entidade. O presidente atual, segundo ele, teria dito que apenas 200 pescadores associados estariam adimplentes e aptos a votar em 30 de junho próximo, mas ele contesta, alegando que o presidente teria de convocar antecipadamente os membros da colônia e revelar quais precisariam fazer o acerto financeiro com a entidade. “Nunca lemos um estatuto, só há poucos dias é que tive acesso ao estatuto da Colônia, e questiona o fato de só ter recebido uma cópia do documento depois que passou o prazo de 90 dias que antecede a convocação das eleições. “Ele (Bibi) está há mais de 20 anos na presidência da Colônia, mas este não é um cargo vitalício, reconhece”.

Para tentar disputar as eleições com o atual presidente, Nonato diz que pretende reunir a maioria dos pescadores no dia 20 deste mês em frente à Colônia para que os colegas possam legitimar, através de assinaturas, que gostariam que houvesse uma eleição para a presidência da entidade. “Se nós não tirarmos ele pelo voto, porque não está deixando, será através de assinaturas”, ressalta.

A reportagem do blog procurou o presidente da Colônia, Antônio Rodrigues, mas um funcionário, que é seu neto, informou que ele estava viajando, mas não disse para onde.

Deixe seu comentário

Posts relacionados