Começa nesta terça-feira (7), em Parauapebas, sudeste do Pará, a terceira edição do Buffalo’s Gourmet. Foram 49 candidatos classificados para o festival gastronômico, que conta com a presença de chefs renomados e mais de R$ 10 mil em premiações.
Entre os inscritos é feita uma pré-seleção dos pratos apresentados nas categorias profissional e amador. Metade dos classificados no festival é de fora da cidade, com participantes de Marabá, Soure, Salvaterra, Marapanim e até da capital Belém. Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, o aumento da procura por quem é de fora da cidade é um exemplo de que o evento gera turismo para a região.
“O Bufallo’s Gourmet já se consolidou como um evento importante para a economia de Parauapebas ao promover a geração de negócios e fomentar o empreendedorismo. E isso ocorre não só no período dele, por conta das atividades de sua programação, mas há toda uma cadeia beneficiada antes, durante e após sua realização,” pontua. “O turista que chega à cidade faz compras no comércio, acessa serviços, como os de hotelaria, e faz o dinheiro circular. Além de promover ações que ajudam os empreendedores de pequenos negócios, ele também inspira outras pessoas a empreender. Por isso, o Sebrae é parceiro dessa iniciativa”.
E finalizou: “Não há dúvidas de que será mais uma edição de sucesso, deixando muitos benefícios para quem empreende, para quem deseja empreender e para a economia de Parauapebas”.
Oficina Gourmet
Como parte da programação do festival, será realizada a Oficina Gourmet, que acontece entre os dias 7 e 9 de fevereiro. Arturo Baez, eleito “Melhor Chef de Parauapebas” no ano passado, será um dos ministrantes.
Formado no Instituto Italiano de Gastronomia ICIF/RS, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, ele é destaque da nova geração da gastronomia paraense, trabalhando em sua cozinha insumos amazônicos, com criatividade e ousadia. Ele foi o criador do “Bregão de Dois” e de “Flor de Carajás”, receitas reconhecidas nacionalmente.
“Para mim, como profissional de cozinha, é muito importante que a classe gastronômica seja prestigiada com eventos desse tipo, dessa magnitude. Eu sou um grande admirador das iniciativas do Pedro e da Cosa Nostra. Tenho eles como parceiro no trabalho pelo Brasil”, ressaltou o chef.
Além de ministrar uma oficina para profissionais de gastronomia, Arturo também vai participar da Cozinha Show. “Vou apresentar o “Bregão de Dois”, que é o primeiro prato típico de Parauapebas, reconhecido nacionalmente. Esse prato já foi servido mais de 12 mil vezes em 15 estados diferentes,” finalizou.
Além de Arturo Mateus, de Parauapebas, participam da oficina o premiado André Felipe Mota, de Marabá; e Jorge Sab, de Botucatu (SP).
Programação
O III Bufallo’s Gourmet vai até o dia 12 de fevereiro, na Praça dos Metais, em Parauapebas. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da Associação Búfalos de Ferro e da Queijaria Cosa Nostra, realizadoras do evento, e no site do festival.
Confira os participantes classificados: