Que rufem os sons das panelas, vozes e instrumentos musicais porque começou o V Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia. O evento, que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, segue até domingo (18) na Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, em Parauapebas, com muitos shows e exposições durante à noite. Enquanto isso, 45 chefs de cozinha amadores e profissionais de oito municípios paraenses e mais três estados elaboram as receitas que irão disputar premiação de mais de R$ 20 mil.
A exemplo das outras edições, o Buffalo’s Gourmet abriu com a oferta de oficinas, nesta terça-feira (13). A estreia coube ao engenheiro agrônomo Daniel Castilho, com “Manejo de abelhas indígenas (sem ferrão) e sua importância para a educação ambiental”. A última oficina será no sábado (17), quando o chef Luciano Murakami irá ensinar o prato “braciola bubalina com xerém de milho cremoso com mozzarella e jambu salteados”.
A partir de quinta-feira (15), a movimentação será ainda maior no festival, com o início da degustação, por diferentes jurados, das delícias preparadas pelos chefs de cozinha. O público presente poderá acompanhar a degustação, feita em espaço aberto, e provar as receitas. Também há uma grande área de venda de alimentação.
Atrações musicais
No palco, dois shows por noite, sempre a partir das 19h, vão animar o público que visitar o festival. Na quinta, Vanessa Ayres será a primeira a se apresentar, seguida pela Carajazz Marabá Orquestra, sob a regência de Walkimar Amorim, que promete surpreender. Na sexta-feira (16), a festa será comandada pelos grupos Raízes Parauara e Som de Mistura.
“Para mim, vai ser uma honra participar desse evento pela primeira vez,” diz o músico William Barros, que se apresentará no sábado, ao lado de Diogo George (guitarra), Peixinho Vibe (bateria) e Leandro (teclado). No repertório, músicas autorais, pop rock e MPB.
Ainda no sábado, dois cantores que, quando se juntam, arrancam da cadeira para a pista de dança desde a criança até o adulto: Luciano Figueiredo e Angélica Nunes. Para fechar o festival no domingo, apresentam-se Fernando BG, com muito samba e pagode, e Clube da Guitarrada ao lado dos mestres Curica e Aldo Sena, de Belém.
Respeito às diferenças e economia solidária
Garantindo mais acessibilidade e inclusão aos visitantes, o Buffalo’s Gourmet abriu, nesta quinta edição, oficinas para surdos, como de musicalização. E, desde a edição passada, o festival começou a usar tradutor de Libras para que as pessoas com deficiência possam aproveitar toda a programação.
“O Buffalo’s Gourmet é um dos únicos eventos da região que prioriza a acessibilidade em todas as suas programações. Novamente, este ano o evento vai contar com acessibilidade em Libras haja vista que a gente tem mais de 600 pessoas surdas em nosso município,” atesta Deivyson Lima, criador da startup Talkgiff, um aplicativo inovador que faz a tradução à distância, sem a necessidade do tradutor estar presente no evento.
E será esta tecnologia que vai traduzir o festival. “A Talkgiff tem o propósito de se tornar a maior central remota de Libras do país. Esse é um aplicativo que faz com que a acessibilidade esteja presente em qualquer lugar que a pessoa vá. O surdo ao chegar em um evento assim ele não se sente mais um estrangeiro dentro do seu próprio país, do seu município. Ele se sente de fato incluído,” ressalta Lima, para sublinhar: “Quando o Buffalo’s Gourmet adere a acessibilidade está gerando inclusão e dando mais dignidade para essas pessoas, então isso é extraordinário”.
O Buffalo’s Gourmet também demonstra a força dos pequenos negócios e a importância do aprendizado e do empreendedorismo na região. As instituições de ensino e seus conhecimentos e os micro e pequenos empreendedores têm ganhado a atenção do festival, como a Associação de Artesãs Preciosa Amazônia, que voltará a promover desfile no festival, para apresentar sua produção de biojoias.
“Nesse evento, somos tratadas não apenas como artesãs que vendem seus produtos, mas, como verdadeiras artistas, que produzem e também apresentam o seu trabalho em desfiles como o que acontecerá nessa quinta edição. Isso incentiva não somente nós, mas muitos pequenos produtores e empreendedores de nossa cidade e região,” reconhece Marlene Arcanjo, presidente da associação.
Sebrae na cozinha
Para a realização da Cozinha Show, o Buffalo’s Gourmet conta com a parceria do Sebrae de Parauapebas para impulsionar a gastronomia no município, tornando a cozinha uma sala de aula para o segmento. “O evento trabalha com a ideia de cozinha típica, utilizando ingredientes específicos de búfalo, o que favorece o fortalecimento de uma cultura gastronômica local. Empresários locais têm a oportunidade de aprender e apresentar novos pratos e aumentar as possibilidades do cardápio,” diz Ana Suzi Silva Rego, gerente regional do Sebrae.
Serviço: O V Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet será realizado até o próximo domingo (18), na Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, em Parauapebas, a partir das 18h. O evento é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e realização do Ministério da Cultura, Associação Búfalos de Ferro e Queijaria Cosa Nostra.
Texto: Hanny Amoras (Jornalista – MTb 1.294)