Muita gente deixou para comprar o peixe da Semana Santa, na manhã desta sexta-feira, 10. A Feira do Produtor de Canaã dos Carajás ficou lotada. A maioria dos boxes estava funcionando, apesar do decreto municipal, que determinava o rodizio entre eles, com horários alternados, como medidas de prevenção da covid-19 (coronavírus).
Além da aglomeração nas filas, sem nenhuma marcação para o distanciamento entre os clientes, alguns feirantes não usavam máscara. Quem circulou pela feira também não parecia estar preocupado com o contágio do coronavírus, porque ninguém usava proteção. Nem mesmos os idosos, que fazem parte do grupo de risco, estavam de máscara.
Por outro lado, os feirantes comemoravam as boas vendas, depois de semanas com queda no faturamento. A tradição católica, marcada pelo consumo de peixe, principalmente na sexta-feira que celebra a Paixão e Morte de Cristo, também motivou a venda de outros produtos, como verduras, legumes e frutas, que fariam parte do almoço, no feriado.
Com o comércio fechado, as ruas de Canaã estavam vazias. Além da Feira do Produtor, os supermercados também registraram movimento.