Nesta quinta-feira, dia 5 de abril, Marabá completa 105 anos de emancipação político-administrativa e um café da manhã ao raiar do dia no bairro onde começou a cidade (Cabelo Seco) iniciou a programação de celebração da data festiva. Logo na alvorada, às 6 horas, houve queima de fogos na orla convidando a comunidade para a cerimônia tradicional, que é realizada há cerca de 15 anos no local.
O prefeito da cidade, Tião Miranda, o bispo Dom Vital Corbelini, vereadores e centenas de moradores participaram da programação, que contou ainda com duas bandas de música, um coral, um bolo de 16 metros de comprimento e o belo raiar do sol na Orla do Rio Tocantins.
Ao usar da palavra, o prefeito Tião Miranda relembrou sua infância no Bairro Cabelo Seco, onde nasceu e parabenizou a comunidade quilombola que vive no local há mais de 100 anos. “Por onde vou tenho orgulho de dizer que tenho o umbigo enterrado nas barrancas do Tocantins, nascido nas mãos da saudosa Parteira Januária. Este bairro e esta cidade estão no meu coração”.
O bispo Dom Vital proferiu palavras em homenagem à cidade e disse que é preciso, ainda, diminuir as desigualdades sociais. O pastor Jair Barata destacou a importância de a comunidade se unir em prol do desenvolvimento da cidade e na busca pela paz entre as pessoas.
Depois da alvorada, as autoridades participaram no final da manhã desta quinta-feira da entrega de dezenas de viaturas para os órgãos de segurança do município: Guarda Municipal, DMTU e coleta de lixo.
Hoje à tarde, a partir de 17 horas, haverá inauguração de uma Feira Livre na Avenida Getúlio Vargas, Marabá Pioneira, uma reivindicação antiga de 73 feirantes que atuavam no local há mais de 30 anos. Em seguida, será inaugurada a Praça do Idoso, na bairro Cidade Nova.
Já à noite, haverá reinauguração do estádio Zinho Oliveira com a final da Copa Municipal de Futebol Amador; programação cultural SESC/rodas e fitas e Tirilipa Show e Cia; show com a Banda Doksologia; Instrumental Assembleia de Deus Missão de Marabá; show com Gustavo Henrique; e encerramento com apresentação da banda nacional Som e Louvor.
Amanhã, dia 6, a programação recomeça com inauguração da Escola Fé em Deus, em Morada Nova; missa presidida pelo bispo Diocesano Dom Vital Corbelini; apresentação de Erivan Santis e show com a banda Som de Santidade, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.
Dia 7, sábado, apresentação artística com DJ Ulysses, seguida por show com Jefferson e Gabriel e posteriormente Júlio César e banda. O encerramento da noite será com a banda Forró do Bacana, de Belém.
Ontem à noite, quarta-feira, um show com a cantora Naiara Azevedo lotou a Praça São Félix de Valois com cerca de 8 mil pessoas e, à meia noite, houve um show pirotécnico celebrando a chegada do dia 5, data do aniversário de Marabá.