Brasília – O deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) propôs, por meio de Requerimento de Criação de Frente Parlamentar (REQ nº 1.488-2023), conforme os termos do ato da mesa nº 69/2005, o registro da Frente Parlamentar Brasil-Líbano, que recebeu a adesão de 201 deputados de vários estados e partidos. A proposta foi aprovada e o próprio autor presidirá o colegiado, sendo eleito vice-presidente executivo o deputado Dr. Zacarias Calil (União-GO).
Dos 201 deputados membros, 9 são da Bancada do Pará: Dep. Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), Dep. Joaquim Passarinho (PL-PA), Dep. Airton Faleiro (PT-PA), Dep. Júnior Ferrari (PSD-PA), Dep. Delegado Éder Mauro (PL-PA), Dep. Delegado Caveira (PL-PA), Dep. Henderson Pinto (MDB-PA), Dep. Celso Sabino (UNIÃO-PA) e o Dep. Raimundo Santos (PSD-PA).
De acordo com a Ata da Reunião da Frente, lavrada no dia 6 de fevereiro, ficou definido a presidência e a vice-presidência executiva e vice-presidência institucional, sendo os outros cargos resolvidos em momento oportuno.

A iniciativa tem o apoio da embaixadora Carla Jazzar, encarregada de negócios da Embaixada do Líbano em Brasília, como importante instrumento de integração dos dois países amigos.
O Brasil tem a maior colônia de libaneses fora do Líbano no mundo e cultura brasileira, em muitos estados foi fortemente influenciada pela imigrantes libaneses que aqui começaram a chegar em grande quantidade, especialmente no início do século XX.
Objetivos
Joaquim Passarinho explicou que a Frente Parlamentar Brasil-Líbano, tem como fundamentos e objetivos:
a) Estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Líbano;
b) Apoiar e incentivar a criação de projetos que visa a desburocratização, a livre iniciativa, o estabelecimento de acordos bilaterais de comércio entre as duas nações;
c) Promover intercâmbio entre os parlamentares visando o aprimoramento recíproco das atividades e governamentais;
d) Acompanhar quaisquer outras propostas que possam surgir ao longo dos trabalhos a serem realizados por esta frente parlamentar;
e) Acompanhar a tramitação de matérias no Congresso Nacional que tratem sobre a relação bilateral Brasil–Líbano.
Michel Temer (MDB), ex-presidente do Brasil, é filho de libaneses e, em seu mandato, estreitou ainda mais os laços que unem os dois países.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
1 comentário em “Câmara aprova criação da Frente Parlamentar Brasil-Líbano”
Prezados Senhores, como vão passando V s. S a s.?
Peço vossa atenção para o que segue abaixo descrito:
Venho por meio de este comunicado, transmitir-lhes parabéns pela iniciativa e notificar-lhes sobre minha disposição em colaborar, juntos aos senhores para que esta Frente Parlamentar logre êxitos, estando em parceira efetiva e frutuosa com Congresso Nacional Brasileiro.
Aproveito para desejar-lhes felicidades, honra por estar em contato e para manifestar protestos de elevada consideração e estima, atenciosamente,
Líbano Montesanti Calil Atallah