O Rock in Roça e o Buffalo’s Gourmet são de grande importância para o desenvolvimento artístico, cultural e turístico de Parauapebas, sudeste do Pará, e de toda a região de Carajás. Tamanha importância foi confirmada nesta terça-feira (4), pela Câmara Municipal de Parauapebas.
À unanimidade de votos, o parlamento aprovou dois projetos de lei do vereador Zacarias Marques (MDB), que instituem ambos os festivais – um de música e outro, de gastronomia – como “Patrimônio Imaterial e Cultural de Parauapebas”. A iniciativa foi elogiada publicamente pelos vereadores Anderson Moratorio (Renovação Democrática), Josivaldo da Farmácia (PSDB) e Elias da Construforte (PV).
Em 2023, o Rock in Roça completou dez anos de existência, sendo marcado pela valorização da arte e da cultura regionais, propondo-se a divulgar não apenas os artistas, mas o turismo, com a oferta de trilha ecológica com vista para o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos; contato com a natureza e animais, como o búfalo, mascote do festival; praça de alimentação com os mais variados gostos, com destaque para a comida típica paraense; tenda cultural; área de camping, entre outras atrações.
Para Zacarias Marques, o evento é uma das maiores representações da cultura regional de Parauapebas. “Através da paixão de seus organizadores por ritmos musicais reconhecidos nacionalmente e em outros países, o evento se utiliza desta identidade para promover a cultura do município e da região. Além do mais, muitas oportunidades de negócio surgem por meio do festival, impulsionando a economia da cidade e melhorando a vida das pessoas,” enfatiza o vereador.
E o Buffalo’s Gourmet?
Desde 2020, chefes de cozinha profissionais e amadores do Pará e de outros estados se reúnem em Parauapebas para participar de um festival que vem se firmando como um dos melhores e mais organizados da região: o Buffalo’s Gourmet. Um festival naturalmente carregado de deliciosos sabores, desde os mais conhecidos, como o churrasco, até os mais exóticos.
Em 2023, foram duas edições: a primeira, em fevereiro, e a segunda, em novembro, com a participação do maior expoente musical da Amazônia, o paraense Nilson Chaves. É em meio a apresentações musicais e culturais, exposição de artesanato, participação de instituições de ensino, de pesquisa e governamentais, que o Buffalo’s Gourmet tem atraído milhares de pessoas, entre curiosos e amantes da culinária, que aproveitam o evento para aprender na Cozinha Show e nas oficinas oferecidas pelos organizadores.
Festival coloca Parauapebas na vitrine do turismo regional
Não se trata de um festival voltado apenas para a disputa entre mestres da cozinha, mas de um evento que movimenta a economia local, conforme observa Zacarias. “Além da inegável relevância do Festival Buffalo’s Gourmet para a cultura e lazer do município de Parauapebas, a realização do evento apresenta-se como fomento à economia do município,” reconhece, referindo-se à movimentação dos comerciantes da cidade em torno do festival.
Assim como o Rock in Roça, o Buffalo’s Gourmet é promovido pela Associação Búfalos de Ferro (ABF), que anualmente realiza parcerias para execução dos festivais. “A aprovação desses projetos fortalece esses eventos que poderão contribuir ainda mais para colocar Parauapebas na vitrine do turismo regional e, quem sabe, nacional. Nós acreditamos na força desses festivais,” ressalta Pedro de Oliveira, da ABF.
Com a aprovação pelos vereadores, os projetos seguem para sanção do prefeito Darci Lermen, para se tornarem leis municipais.