A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás iniciou, nesta terça-feira (2), os trabalhos da Sessão Plenária de 2021. Parlamentares definiram a formação de seis Comissões Permanentes e aprovaram a nomeação do procurador geral, controladora geral e diretores-presidente de autarquias e fundação pública.
Antes de iniciar as atividades, o presidente da Casa, Dinilson José (MDB), convidou a prefeita Josemira Gadelha e o vice Zito Augusto para compor a mesa. Dos 13 vereadores, apenas Anderson Mendes (MDB) não compareceu, justificando que está fazendo tratamento de saúde em Goiânia.
As Comissões Permanentes são responsáveis por avaliar e dar pareceres sobre os projetos de lei, bem como analisar temas de interesse do município em diferentes áreas. Após a votação dos vereadores, as comissões ficaram definidas assim:
1.Constituição, Justiça e Redação:
- Cleverson Zajac -MDB (Presidente)
- Antônio do Lanche – PSD (Vice-presidente)
- Anuar Alves -PODE (Relator)
2.Finanças, Orçamento e Fiscalização:
- Flávio Gomes -PROS (Presidente)
- Chefinho – PL (Vice-presidente)
- Criatura – PDT(Relator)
3.Urbanismo e Infraestrutura:
- Chefinho – PL (Presidente)
- Anuar Alves – PODE (Vice-presidente)
- Cleverson Zajac – MDB (Relator)
4.Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente:
- Maria Pereira -PL (Presidente)
- Miguel da Saúde – MDB (Vice-presidente)
- Werbet Felipe – PDT (Relator)
- 5.Direitos Humanos:
- Anderson Mendes – MDB (Presidente)
- Cabelo – PATRIOTA (Vice-presidente)
- Flávio Gomes – PROS (Relator)
6.Terras, Obras, Serviços Públicos, Direitos minerais e Energia:
- Antônio do Lanche – PSD (Presidente)
- Criatura – PDT (Vice-presidente)
- Wilson Leite – PODE (Relator)
Agentes Públicos
Os vereadores também votaram e aprovaram, por unanimidade, a nomeação do Procurador Geral do Município, Charlos Melo; da Controladora Geral Interna, Joyce Silveira da Silva; dos Diretores-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), Alissom Milhomem; do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), João Nunes Filho; e da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Herik Bruno de Carvalho.
Reclamação
Em razão do Decreto Estadual nº 800/2020, que estabelece procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e propagação da Covid-19, a presidência da Câmara Municipal definiu o número máximo de 50 pessoas no plenário.
Quem não pôde ir à sessão tentou acompanhar pelas redes sociais, mas se decepcionou. A transmissão ao vivo apresentou problemas do início ao fim das atividades parlamentares. Os internautas usaram a página da Câmara Municipal no Facebook para reclamar do áudio baixo e sinal fraco. A assessoria de imprensa da Câmara justificou que o problema foi com a internet.
Em tempos de pandemia, onde a população deve permanecer em casa para evitar o risco de transmissão do novo coronavírus, é importante dar transparência aos trabalhos dos vereadores, garantindo o acesso de todos pelas redes sociais. A expectativa é que o problema seja resolvido nas próximas sessões.
Por Dayse Gomes