Uma medida tomada pela presidência da Câmara de Marabá vai facilitar a vida do futuro novo presidente do maior — em número de assentos — e mais importante parlamento do sudeste paraense. Por meio da Portaria 15/2020, Pedro Corrêa Lima, o “Pedrinho”, atual presidente da Casa e vereador reeleito, nomeou cinco membros, servidores do parlamento, para compor a equipe de transição de seu mandato.
O ato obedece instrução normativa do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), que dispõe sobre procedimentos a serem adotados pelos atuais e futuros chefes de poderes municipais, por ocasião de transmissão de mandato. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.
De acordo com Pedrinho, a criação da comissão de transição tem por finalidade dar subsídios para que ele, presidente atual, preste informações a seu sucessor sobre ações em andamento e forneça elementos às tomadas de decisão para o plano de trabalho da nova gestão que vai se iniciar. A comissão, que será coordenada pelo diretor de controle interno Mário Célio Costa Alves e pelo assessor jurídico Ronaldo Giusti, terá também como membros a contadora Maria Delza Araújo, a diretora financeira Telma Christiane Dias e o diretor administrativo Dacivan da Conceição.
Eles cinco serão responsáveis pelo levantamento de informações administrativas da Câmara e pela produção de relatório conclusivo que será entregue ao futuro presidente. O próximo chefe do legislativo, diga-se de passagem, comandará um orçamento de R$ 26,304 milhões, boa parte dos quais (R$ 17,217 milhões) destinada ao pagamento dos atuais 253 servidores da Casa, inclusive os 21 vereadores.