Câmara de Marabá publica Nota de Repúdio contra fala do prefeito Toni Cunha

Gestor é acusado de fala etarista e sexista contra duas vereadores durante cerimônia de posse de secretários municipais

Continua depois da publicidade

As primeiras horas de governo do prefeito Toni Cunha, de Marabá, estão dando o que falar na cidade. Tanto que, após seu primeiro evento oficial, a Câmara Municipal publicou uma nota de repúdio contra o gestor de um dos principais municípios do Estado.

A primeira polêmica protagonizada pelo prefeito Toni Cunha ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, durante a cerimônia de posse dos novos secretários municipais, realizada na manhã desta quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, no Teatro Eduardo Abdelnor, Folha 16, Nova Marabá.

Ao cumprimentar os vereadores presentes, Toni Cunha citou nominalmente os parlamentares e, ao se dirigir à vereadora Priscila Veloso, afirmou: “Priscila Veloso, que tem um trabalho antigo na cidade de Marabá. Já foi vereadora, já esteve na Assistência Social até antes de ontem. Prazer tê-la conosco. Junto com a Maiana são as duas ‘musas’ da Câmara Municipal”.

Quando alguém da plateia alertou que há quatro vereadoras, referindo-se também às parlamentares Vanda Américo e Cristina Mutran, o prefeito respondeu: “Quatro não, só duas (musas). Não exagera! Sou sincero. Não é quatro não, só tem duas. Com todo o respeito, eu sou sincero”.

Na Nota de Repúdio, a Câmara afirmou: “Essa postura, além de sexista, desrespeitosa e machista, é etarista (preconceito em relação à faixa etária das duas vereadoras ofendidas) e não condiz com o comportamento esperado de um gestor público, que deve ser exemplo de respeito e equidade. Tais declarações desrespeitam as mulheres que compõem o Legislativo e promovem um ambiente de desarmonia entre os poderes, em um momento em que a união é essencial para superar os desafios de nossa cidade nas áreas de saúde, transporte, educação, entre outras.

A Câmara Municipal de Marabá reafirma seu compromisso com a defesa da igualdade de gênero e do respeito mútuo, valores indispensáveis para uma sociedade mais justa e democrática”.

A nota é assinada por seu novo presidente, Ilker Moraes Ferreira (MDB), eleito na quarta-feira, 1º, por um grupo de 12 parlamentares que não estavam alinhados com o novo prefeito politicamente.

Instada a se pronunciar, a assessoria de imprensa do neófito prefeito informou que a prefeitura não se manifestará sobre o ocorrido.

plugins premium WordPress