Brasília – Com 232 votos, a Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (25), o deputado Lincoln Portela (PL-MG) para o cargo de primeiro vice-presidente da Casa, no lugar de Marcelo Ramos (PSD-AM). Acordo feito para a eleição da Mesa Diretora, para o biênio fevereiro de 2021—fevereiro de 2023, determinou que a vaga caberia ao PL. Dezessesis deputads votaram em branco para o cargo.
Outros quatro parlamentares do Partido Liberal apresentaram candidaturas avulsas (independentes) e após a apuração, o deputado Capitão Augusto (PL-SP), obteve 24 votos; Fernando Rodolfo (PL-PE), 40 votos; Bosco Costa (PL-SE), 11 votos e a ex-ministra Flávia Arruda (PL-DF), conquistou 83 votos.
Para a segunda-secretaria, foi eleito o candidato único do PT, ao qual cabia a indicação. O partido indicou o deputado Odair Cunha (PT-MG) que obteve 325 votos. Houve 81 votos em branco. Ele substitui no cargo a deputada Marília Arraes (PE).
A nova tereceira-secretaria foi conquistada pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), que obteve 380 votos como única candidata indicada pelo partido ao cargo. Ela substitui a deputada Rose Modesto (MS).
Houve 26 votos brancos,
Eleição suplementar
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), destacou que a eleição suplementar foi realizada por critérios estritamente regimentais, em razão da vacância imposta pela mudança partidária dos integrantes eleitos em fevereiro de 2021. A votação em Plenário foi nominal e secreta.Foram disponibilizadas cinco cabines de votação em urnas eletrônicas. A quinta cabine estava equipada para atender os parlamentares com algum tipo de deficiência.A eleição transcorreu de forma tranquila. O Plenário estava lotado. Lira parabenizou os deputados eleitos antes de convidá-los a compor a Mesa. “Trabalharemos juntos pela manutenção dos trabalhos legislativos e pela altivez da Câmara dos Deputados”, disse.
Metodologia das pesquisas citadas
Sobre a pesquisa FSB/BTG, o Instituto FSB Pesquisa ouviu, por telefone, 2 mil eleitores entre os dias 22 a 24 de abril de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual e está registrada no TSE com o protocolo BR-04676/2022.
A pesquisa PoderData, que contratou a própria pesquisa, foram ouvidos 3 mil eleitores entre os dias 24 e 26 de abril de 2022. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-07167/2022. A margem de erro geral é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A margem de erro na região Norte é de 6,4 pontos percentuais.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.