Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Câmara Municipal de Canaã aprova por unanimidade nome de praça

A mais nova área de lazer da cidade vai se chamar “Praça da Juventude Papai Noel”, após protestos e polêmica que viralizou nas redes sociais
Continua depois da publicidade

Em sessão ordinária na noite de ontem, terça-feira (9), a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás aprovou por unanimidade a proposta do vereador Gesiel Ribeiro (PHS), que altera o nome da recém-inaugurada Praça da Juventude para “Praça da Juventude Papai Noel”. Trata-se de homenagem ao empresário Noel Cirino de Carvalho, falecido em 2017, mais conhecido como Papai Noel, que deixou seu nome gravado na história da cidade por ter ajudado a desenvolver atividades sociais para jovens e adultos, justamente na área que hoje dá espaço ao logradouro, antes apenas um local arenoso, com buracos e lama.

O nome proposto antes, José Mendes de Andrade, que homenagearia outro pioneiro e benfeitor da cidade, não foi bem aceito por boa parte da população, fazendo com que muitos protestos viralizassem nas redes sociais, com internautas chegando a convocar as pessoas para uma manifestação em frente ao prédio do Legislativo.

O protesto de fato aconteceu, porém de forma pacífica, onde alguns munícipes compareceram usando o gorro vermelho, símbolo clássico de um dos principais personagens natalinos, o Papel Noel.

Agora a Praça que será inaugurada neste sábado (12), vai se chamar oficialmente “Praça Juventude Papai Noel”, homenageando o empresário Noel Cirino de Carvalho mais conhecido como “Papai Noel”, um pioneiro que ajudou a desenvolver atividades sociais para jovens e adultos na área que hoje dá espaço ao centro de lazer, mas antes, era apenas um local rodeado de areia, buracos e lama.

Noel Cirino de Carvalho morreu em 29 de maio do ano passado, aos 56 anos, após sentir fortes dores no peito. Durante, o velório, segundo familiares, o prefeito Jeová Andrade teria prometido homenageá-lo dando o nome de Noel ao local que já levava seu apelido.

Papai Noel, que também era presbítero, se tornou bastante conhecido não apenas pelos seus feitos na área social, mas também, por seu tino empresarial. Em 2012 candidatou-se a vereador e recebendo nas urnas 122 votos.

Aprovação do nome dele para a praça foi comemorado por familiares e amigos. O Projeto de Lei segue agora para o Poder Executivo onde aguardará a sanção gestor.  A confecção da nova placa deve ser providenciada nos próximos dias. Quanto a José Mendes de Andrade, este será homenageado com o nome de outro logradouro ou prédio oficial, conforme já anunciado pela Câmara.

Deixe uma resposta