O Campeonato Brasileiro da Série D de 2024 terminou para os dois representantes paraenses na competição nacional. Na tarde deste domingo (21), o Cametá, ainda com chances, enfrentou o Altos-PI, no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, o Lindolfinho, em Teresina. Já o eliminado Águia recebeu o River-PI, no Estádio Municipal Zinho de Oliveira, em Marabá. Os dois confrontos foram válidos pela 14ª rodada da primeira fase.
Altos 2 x 1 Cametá
O Cametá Sport Club entrou em campo precisando vencer em Teresina. Com o primeiro tempo ficando no 0 a 0, as emoções ficaram para a etapa final. Após cruzamento da direita, Rhuann meteu de cabeça para o fundo do barbante, aos 15 minutos. Logo depois, aos 22 minutos, Digão pegou uma sobra de bola e acertou um belo chute de fora da área, marcando um golaço para o Jacaré, 2 a 0 no Lindolfinho.
O Mapará teve a chance de diminuir o placar com Leandro Cearense, que em cobrança de pênalti, parou na defesa do goleiro Vinícius. Mais no segundo pênalti marcado em favor do time paraense, Hericles cobrou forte no canto, e dessa vez descontou o marcador. Só a vitória interessava ao Mapará, mas a derrota foi confirmada após o apito final. Placar final: Altos 2 x 1 Cametá.
Com o resultado, o Cametá ficou na quinta colocação, com 16 pontos, eliminado do Grupo A2, enquanto o Altos terminou a primeira fase na vice-liderança, somando 24 pontos.
Águia 0 x 0 River
O Águia de Marabá entrou em campo já eliminado do Brasileirão da Série D. O time do sudeste paraense encarou o River, que precisava de um simples empate para avançar para a segunda fase da competição nacional. Decepcionando mais uma vez sua torcida no Estádio Zinho Oliveira, o Azulão Marabaense se despediu de forma melancólica, após um empate sem gols com a equipe piauiense.
Com o resultado, o Águia terminou na lanterna do Grupo A2, com 14 pontos, enquanto o River ficou com 19 pontos, terminando a primeira fase na terceira posição.
Por Fábio Relvas