Os times paraenses que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 voltaram a campo na tarde deste domingo (9). O Cametá recebeu o Fluminense-PI, no Estádio Orfelino Martins Valente, o Parque do Bacurau, em Cametá. Já o Águia de Marabá visitou o Tocantinópolis, no Estádio João Ribeiro, o Ribeirão, em Tocantinópolis. Ambas as partidas foram válidas pela sétima rodada do Grupo A2 da competição nacional.
Cametá 1 x 0 Fluminense
A partida começou acirrada entre os paraenses e os piauienses. Até que na reta final do primeiro tempo, Vanderlan recebeu passe dentro da grande área, cortou o marcador e foi derrubado. O árbitro não titubeou e marcou pênalti para o Mapará. O atacante Leandro Cearense, que havia prometido marcar gol, pediu a preferência e cobrou a penalidade máxima, para abrir o marcador, aos 39 minutos.
No segundo tempo, a partida seguiu bem disputada e as duas equipes não conseguiram marcar. Placar final: Cametá 1 x 0 Fluminense. Apesar da vitória, o Cametá segue em sétimo lugar, agora com sete pontos na tabela de classificação do Grupo A2.
O Cametá volta a campo diante do mesmo Fluminense-PI, na próxima quinta-feira (13), às 19h, no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, o Lindolfinho, em Teresina, partida que será válida pela oitava rodada do Brasileirão da Série D.
Tocantinópolis 3 x 0 Águia
O Águia entrou em campo tentando sair da incômoda lanterna do Grupo A2. Só que o Tocantinópolis não quis saber de conversa e foi marcando logo dois gols no início da partida contra o Azulão. Após bola na pequena área, Gustavo Santos ganhou a dividida e chutou para marcar, aos quatro minutos. Em outra bola dentro da área, Samuel chutou forte para vencer o goleiro Axel Lopes, aos 14 minutos, 2 a 0 para o Verdão do Norte.
O segundo tempo começou com o Tocantinópolis ampliando o marcador. Everson Bilau arrancou e tocou na direita para Bismarck, o atacante soltou o pé e marcou, aos oito minutos, 3 a 0 para o time da casa. Placar final: Tocantinópolis 3 x 0 Águia.
Com o resultado, o Águia termina o primeiro turno na lanterna, sem vencer nenhum jogo na Série D, com apenas quatro pontos, depois de sete jogos, sendo quatro empates e três derrotas. A equipe marabaense não vence uma partida desde o dia 17 de março, quando bateu o Caeté por 2 a 0 pelo jogo de volta das quartas de final do Parazão. De lá para cá, são 11 jogos sem saber o que é uma vitória, somando jogos pelo Parazão, Copa do Brasil e Série D.
O Azulão volta a campo contra o mesmo Tocantinópolis-TO, na próxima quarta-feira (12), às 20h, no Estádio Municipal Zinho de Oliveira, em Marabá. A partida abre o returno da competição nacional e é válida pela oitava rodada.
Por Fábio Relvas