O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar o combate ao preconceito às pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Transformar o 1º de dezembro em Dia mundial de luta contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial da Saúde, em outubro de 1987, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU). No Brasil a data começou a ser comemorada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Nos últimos anos, o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e as Coordenações Estaduais e Municipais de DST/AIDS têm trabalhado em conjunto para a produção e distribuição dos materiais para a campanha do dia 1º de dezembro.
Este ano, o nível federal escolheu a temática: “Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não”, no nível estadual será: “Vamos curar o preconceito”, com isso em nosso município adotaremos ambas as estratégias mencionadas, cujo objetivo é alertar e sensibilizar nossa população sobre a prevenção das DST/HIV/AIDS e diminuir o preconceito as pessoas que vivem com o HIV/AIDS, bem como discutir os direitos humanos dessas pessoas.
Na campanha municipal deste ano procuramos dar uma resposta às pesquisas que mostram que as pessoas sabem sobre as formas de transmissão do vírus, mas ainda têm preconceito.
Dados de Parauapebas:
Temos 337 casos sendo 151 masculinos e 186 femininos e deste total 11 crianças, contamos com uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, psicólogo, etc.) inclusive um Infectologista o que dispensa a saída dos pacientes de Parauapebas até Belém, atendemos cerca de 147 pacientes/mês com atendimento integral medicamentos, leite para as crianças expostas a Aids e cestas básicas aos mais necessitados.
Slogan: “Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não.”
Objetivo: Envolver a população presente ao evento a “assinar” seu compromisso pessoal de luta contra a AIDS e o Preconceito contra pessoas vivendo com HIV/AIDS no Município, mostrar através da arte e da dança que podemos individualmente contribuir, além de lembrar que o dia 01 de dezembro é DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS, incentivando-os a prática de sexo seguro nas suas relações sexuais.
MENSAGENS:
– “COM TRATAMENTO A VIDA DE QUEM TEM HIV MELHORA BASTANTE, SEM O PRECONCEITO VAI MELHORAR MUITO MAIS”.
– “EU NÃO DISCRIMINO. ESTOU NA LUTA CONTRA A AIDS E NÃO CONTRA AS PESSOAS”.
PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL: 01/12/09 – TERÇA-FEIRA – LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS
17:00 horas – Abertura:
Palavra do Prefeito
Palavra do Secretário de Saúde
17:30 horas – Apresentação de dança-manifesto
– Entrega de brindes aos participantes
– Painéis
- Blitz Educativa com distribuição de sacolas porta-lixo para carros, folhetos e preservativos.
– Teste Rápido para AIDS no ônibus da saúde
19:00 – Encerramento
Dia Mundial 2009 – Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não.
1 comentário em “Campanha do dia mundial de lutas contra a AIDS”
Muito bem apropriada essa campanha, é bom saber que a secretaria de saúde dedica esforço e recurso para as pessoas vivendo com HIV.
Lucas