Campanha Outubro Rosa é reforçada junto a servidores municipais

Continua depois da publicidade

Dinâmicas e encenação teatral emocionante, com a presença de personagem que enfrentou na vida real o drama do câncer de mama, marcaram uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH), ocorrida na manhã desta sexta-feira (24).

DSC02317O objetivo dos organizadores foi sensibilizar o público participante, composto por servidores que trabalham no Centro Administrativo da Prefeitura, sobre a importância da prevenção do câncer de mama, pauta da campanha Outubro Rosa.

“Temos alguns casos de servidoras que estão enfrentando esse problema. É necessário multiplicarmos a campanha Outubro Rosa para reforçar a importância da prevenção”, informou Sônia Pereira, uma das organizadoras do evento, acrescentando que ideia foi abordar a temática de forma tocante e lúdica.

Maria José Maciel, que trabalha no Projeto Esperança, participou da encenação teatral e ao mesmo tempo compartilhou a experiência vivida quando descobriu que tinha a doença e em seguida passou por cirurgia para retirada da mama. “O médico disse que eu estava perdendo uma mama para ganhar a vida. Isso me deu ânimo de continuar e enfrentar tudo o que viria pela frente, inclusive a quimioterapia”, informou Maria José Maciel.

DSC02356

A servidora Cleyderose Nascimento Trindade, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), se emocionou durante a encenação. “Tudo o que fizeram aqui hoje é muito importante, pois estimula quem já se cuida a continuar e é um alerta para quem ainda não tem essa preocupação preventiva com a saúde. Afinal, todos nós estamos sujeitos”, destacou a servidora.

Alguns homens também participaram da programação e puderam relembrar, durante as informações repassadas no evento, que o câncer de mama não é uma doença exclusivamente feminina, que eles também correm o risco de desenvolver a enfermidade e que também carecem de cuidar da prevenção.