Em solidariedade com a crise humanitária sofrida pelo povo Yanomami no estado de Roraima, os bois bumbás Caprichoso e Garantido, históricos rivais do Festival de Parintins, deixaram a animosidade de lado e se uniram para arrecadar recursos em prol dos indígenas. A campanha foi anunciada pelas agremiações em publicação conjunta nas suas respectivas redes sociais.
Quase 600 crianças já vieram a óbito nos últimos cinco anos, vítimas de desnutrição, pneumonia e malária. Apenas em 2022, foram confirmados mais de 11 mil casos da doença tropical em terra Yanomami. Um vídeo de divulgação da campanha, “intitulada SOS Yanomami”, destaca o papel das queimadas na Amazônia e da exploração ilegal de recursos naturais para a situação, sobretudo o garimpo ilegal.
Ainda em 2019, o líder indígena Davi Kopenawa esteve no bumbódromo de Parintins denunciando o que vinha acontecendo no território Yanomami e que hoje coloca em risco a sobrevivência de seu povo.
A ação de arrecadação está hospedada na plataforma APOIA-SE, e aceita doações em dinheiro a partir do valor de R$ 5. “Todo valor é essencial neste momento que falta o básico para viver,” lembra a publicação conjunta. As agremiações se comprometeram em prestar contas publicamente de todo o valor arrecadado e da destinação dos recursos.