Campeonato Paraense vai retornar no próximo dia 1° de agosto com todos os jogos em Belém

A FPF alterou o regulamento da competição e o Parazão deste ano não terá rebaixamento

Continua depois da publicidade

A Federação Paraense de Futebol (FPF) reuniu na tarde desta quinta-feira (02/07) com os representantes dos 10 clubes que participam do Parazão 2020. O encontro presencial foi no auditório da FPF, em Belém, e definiu o retorno da competição estadual para o próximo dia 1° de agosto. A competição reiniciará da 9ª rodada da 1ª fase, com a 10ª rodada logo na sequência, no dia (05/08), para se conhecer os quatro classificados para a fase de semifinal.

“Retornamos o campeonato no dia 1° de agosto e terminamos com as finais no dia 23 de agosto. Todo mundo chegou a um bom senso, que realmente nós precisávamos terminar esse nosso campeonato, porque é um patrocínio do Governo do Estado, e tenho a certeza que tanto os patrocinadores, como a federação e os clubes, fizeram um bom acordo”, declarou Adélcio Torres, presidente da Federação Paraense de Futebol.

Os clubes assinaram e concordaram na reunião do conselho técnico, que foi bem rápida, com menos de uma hora de duração, que todo o restante do Campeonato Paraense será disputado na capital Belém, e com os portões fechados. A FPF estabeleceu algumas situações dentro da competição. O clube que descumprir o protocolo de segurança, criado pela FPF e comissão de médicos, será penalizado com a perda de três pontos na tabela de classificação. Também houve alteração do regulamento de disputa, onde não haverá rebaixamento para a Segundinha, e com o Parazão 2021 tendo 12 clubes na 1ª divisão.

“Foi uma reunião que realmente nos deixou engrandecido, o futebol paraense voltou fortalecido, porque as equipes vieram realmente com o espírito coletivo. Todos com o objetivo comum, retomar o campeonato de 2020, e ao final conseguimos para começarmos a fazer a competição. O que houve foi uma modificação no regulamento inicial da competição, não haverá rebaixamento para a temporada de 2021. As 10 equipes que disputam em 2020, estão seguras na 1ª divisão do ano que vem”, afirmou Paulo Romano, vice-presidente da FPF.

A FPF abriu as inscrições para mais 15 jogadores para todos os clubes participantes do Campeonato Paraense. Após o término das duas últimas rodadas da fase classificatória, a bola vai seguir rolando para as semifinais e finais do Parazão, com os jogos mantidos de ida e volta. As datas ainda serão confirmadas da fase final do estadual, mas o campeonato corre o risco de uma nova paralisação, devido as datas da CBF para as disputas dos Brasileiros das Séries C e D, onde tem quatro equipes paraenses confirmadas: Remo, Paysandu, Bragantino e Independente.

“No termo de acordo foi colocada a hipótese de que a CBF montando uma tabela, e que haja conflito de datas com o nosso campeonato, o próprio regulamento geral das competições, tanto o estadual quanto o da CBF, ele rege que a prioridade é das competições nacionais, aí teria que fazer adequações dos estaduais. As Séries C e D envolvem mais estados, a logística é mais complexa. A CBF está com precaução de fazer um laboratório com as Séries A e B para a própria segurança, em termos de coronavírus, e a partir daí determinar as Séries C e D. Inclusive a Copa Verde, também, que não foi descartada”, disse Paulo Romano.

Por Fábio Relvas