Ao completar seis meses de governo, o prefeito Anuar Alves da Silva reuniu no auditório da prefeitura, na tarde da quarta-feira (08), membros de sua equipe de governo, secretários, assessores. Na oportunidade, o prefeito de Canaã dos Carajás explicou os problemas que vêm assolando a cidade em sua gestão. Em entrevista exclusiva à Marcyne Paula, do Carajás O Jornal, ele falou sobre a crise e ao mesmo tempo fez um balanço das vantagens e desafios frente à cidade de Canaã dos Carajás. Confira:
Carajás o Jornal: Por que antes do recesso do primeiro semestre o senhor resolveu falar abertamente à sua equipe de governo?
Anuar Alves: Existiam algumas questões não esclarecidas durante esses seis meses de governo, pois estávamos arrumando a casa. Agora chegou o momento exato de mostrar a realidade à nossa equipe, para que assim possamos então resolver os problemas e corrigir alguns erros que surgirem. Diante de tudo isso, tenho a certeza de que voltaremos após o recesso com toda disponibilidade e uma nova visão de governo.
Carajás o Jornal: Foram abordados com muita ênfase, assuntos relacionados a gastos, economia e preservação do patrimônio público. Fale um pouco mais sobre isso.
Anuar Alves: Em conversa com nossa equipe de governo procurávamos uma forma de pagar as despesas e voltar pós recesso realizando obras, pois foi para isso que fomos eleitos, mas, o déficit financeiro da Prefeitura Municipal é muito grande. Como todos sabem, a gestão passada deixou de herança dívidas e mais dívidas, entre elas está a de energia elétrica, a dos telefones que estão cortados, a falta de pagamento do décimo terceiro salário dos servidores e ainda a dívida de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais) com o INSS. Isso gera um desconforto e atrapalha o bom andamento da administração. Pensando em tudo isso, nós realizamos essa reunião e ajudamos a conscientizar o servidor de que é preciso dar valor ao seu emprego e contribuir para a economia dos gastos internos. Eu preciso da colaboração de todos, pois meu compromisso é de gerar empregos para o município e não de tirar as pessoas de seus cargos.
Carajás o Jornal: Falando de geração de empregos, com quantos funcionários a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás conta hoje? E porque o atraso de salários de alguns servidores?
Anuar Alves: Hoje nós temos 1.600 funcionários e procuramos estudar algumas medidas legais para podermos normalizar essas questões relacionadas aos servidores, estamos tentando e não vamos desistir. O problema é que a receita caiu devido à crise mundial, mas, tenho certeza de que como toda crise essa também vai passar e as coisas vão normalizar. A reunião dessa quarta-feira com os servidores é para que todos tenham a consciência de que esses problemas existem não porque queremos. A receita diminuiu e isso é um fato, e foi o que impossibilitou a manutenção das atividades e o pagamento das dívidas da gestão anterior.
Carajás o Jornal: Esta resposta cabe aos professores e outros funcionários que estão trabalhando sem receber o pagamento do décimo terceiro salário da gestão passada?
Anuar Alves: Sim, não tenha dúvidas sobre isso. Recentemente conversamos com eles e me comprometi em pagar a todos. Nunca disse que não pagaria, disse apenas que estamos procurando meios legais para pagar, tenho muita vontade que isso se normalize, pois a educação em nosso governo é prioridade e não pode parar. Acredito que a educação é fundamental para melhorar a qualidade de vida de nossa sociedade.
Carajás o Jornal: Saindo da esfera interna, quais são as novidades que estão previstas para a volta aos trabalhos?
Anuar Alves: Na verdade, mesmo com todas as dificuldades, muitas coisas já foram realizadas, e faremos um balanço de tudo o que foi feito nesses seis meses de gestão. Sei que às vezes a população não tem conhecimento dos nossos esforços, mas estamos na luta e vamos continuar a fazer o melhor para nosso município. Nossa agenda para agosto está bem movimentada, pois estamos arrumando as questões internas e agora passaremos para o município em geral, com novas construções e obras que anunciaremos em breve. Daremos um passo de cada vez, sempre pensando em fazer o que for melhor e desde já digo que juntos nós faremos de Canaã a cidade que sempre sonhamos.
4 comentários em “Canaã dos Carajás: Anuar concede entrevista e abre o jogo”
Fizemos a campanha do Anuar devido sermos apoiadores do Itamar (vice).
No momento estamos fora de Canaã mas estaremos retornando no ano que vem, estamos em Tucumã.
A proximidade e os contatos nos trazem notícias muito conflitantes, senão confusas.
Acreditamos que não erramos em apoiar o Itamar/Anuar e sabemos que o primeiro ano não é fácil prá ninguém. Porém, estamos esperando as coisas acontecerem! As coisas boas! As obras! A segurança! A saúde! A Educação (que é péssima em Canaã)!
Como diz o ditado: Notícia ruim chega sempre, as boas, essas não chegam.
Tomara que cheguem!
Bom Zé, primeiro parabens pelo blog, como sempre abordando bons temas.
Acho q esse iniciativa por parte do Prefeito Anuar foi de grande valía, uma vez que é dificil pra muitos reconhecer que qualquer ser humano pode cometer erros. Eu também sou cidadão, confesso que não tinha conhecimento sobre essas questões e concordo que é dificil assumir a culpa, principalmente quando não somos culpados. Fico feliz que ele se preocupou em dar satisfação a quem realmente deveria ou seja “o povo”, não votei no Anuar pois tenho meu candidato, mas ainda assim o parabenizo pela iniciativa.
sabe zé eu penso que o anuar não quis ter por muito tempo o mesmo problema que o Darci teve em parauapebas, esse braga todos sabem que é um ladrão de primeira e eu acho que quando o anuar viu as maracutaias dele tratou logo de mandar ele de volta pro pebinha, sabemos que os problemas existem e parece que o velho “so”, quer arrumar aquela baderna que o filhadaputa do ribita outro ladrão deixou. pra mim essa qqe é a verdade
zé!!!
vc ja leu a entrevista que o Braga (ex-assessor de anuar na campamha, responsável, segundo o jornal, de limpar o nome dele) cedeu ao JOrnal Serra Sul na ultima edição?
é no minimo, digamos… interessante e reveladora, contando detalhes do processo elitoral.