Lá em Canaã dos Carajás, município sul paraense que tem algo em torno de R$300 milhões em orçamento, o cargo de prefeito tem sido alvo de vários quiproquós.
Atualmente, é prefeito Itamar Francisco da Silva, vice eleito na chapa com Anuar Alves em 2008, afastado há quase 60 dias pela justiça para que não interferisse nas investigações de um contrato de pavimentação asfáltica no município. Itamar, médico, foi empossado imediatamente após o afastamento de Anuar.
Durante sua gestão, Itamar teve que viajar para tratar de assuntos inerentes ao cargo. Assumiu o presidente da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, Walter Diniz, expulso há pouco do PPS por indícios de falcatruas na gestão do contrato de combustível da CMCC. Nesse dia, Walter Diniz deu duas horas de expediente na prefeitura e lá deixou um pepino dos grandes para o prefeito de fato. Diniz, de uma só canetada, extinguiu o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Canaã dos Carajás e o o IDUVE – Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã dos Carajás.
Acontece que o SAAE tem em seu orçamento um convênio aprovado e assinado com o Ministério das Cidades que renderá ao município investimentos de R$40 milhões nos serviços de água e esgoto. Convênio este que pode ser desfeito com a extinção do órgão.
A última visão meteórica, com o objetivo de sentar na cadeira do prefeito, do presidente da Câmara foi marcar para o início da tarde desta quarta-feira uma sessão extraordinária com o objetivo único de cassar o vice-prefeito de Canaã dos Carajás acatando denúncia pública de que ele teria prestado serviços como médico em outros municípios, quando supostamente deveria estar exercendo o cargo no município.
No início do ano os nobres edis de Canaã aprovaram uma revisão na Lei Orgânica do município e uma das mudanças aprovadas foi a de que a substituição do prefeito se daria imediatamente após o seu afastamento, mesmo que este se afaste para visitar municípios vizinhos e por algumas horas. Depois da LO revisada, o presidente da Câmara mandou imprimir 15 mil exemplares no formato revista para serem distribuídos aos habitantes.
É interessante ressaltar que em Canaã os edis usam e abusam do direito de se manifestarem sob o prisma do “dois pesos e duas medidas”, senão vejamos. A Câmara de Canaã dos Carajás jamais analisou denúncia de um popular contra o afastado prefeito Anuar, feita há anos, que mencionava o mesmo contrato que culminou em seu afastamento. Agora, prestes ao retorno de Anuar ( dia 9), os edis querem cassar o atual prefeito baseado em uma descabida e inconstitucional denúncia.
O certo é que a sessão deverá acontecer logo mais, às 13 horas, e que Itamar deverá ser afastado do cargo. É dado como certo que tão logo volte, Anuar também deverá ser cassado. Nesse caso, tornar-se-á prefeito o presidente da Câmara, Sr. Genival Diniz (PMDB).
Até quando os eleitores de Canaã dos Carajás conviverão com essa anarquia política?
6 comentários em “Canaã dos Carajás: Câmara deverá cassar o prefeito hoje a tarde”
Nem consigo imaginar o Valter Diniz sendo prefeito de Canaã…. Isso mostra o quanto nossos politicos são mal intencionados. O Gestor afastado nunca foi incomodado pelos vereadores. Será porque? agora nem bem o vice assume eles já querem cassá-lo. Tenham vergonha…. Olha, esses vereadores precisam entender que o povo não é tão burro assim como eles pensam. Os vereadores acham que são seres divinos por estarem nesse pleito.
Senhores vereadores, para mostrarem que tem compromisso com essa cidade, cassem o Anuar, é um desafio! aso contrário eu os aconselho a deixar a cidade ccm um pouco de siso que ainda resta….
a favor de cassar o prefeito Itamar os seguintes vereadores : OMILTON ,TATIANE GASPAR,JOÃO NUNES,CLEVES AUGUSTO( criatura) esses foram os que votaram para cassar o prefeito atual claro k o PMDB inteiro, contra a cassar : EDELSON BATISTA ,CHEFINHO,PENTIADO.
Divulga Marina, para sabermos os nomes dos “CARAS DE PAU”….
Obrigado Zé Dudú em tornar público esses vereadores incompetentes e corruptos.
PS…. Falta pouco vereadoreszinhos, falta pouco…
Prezados,
Gostaria que divulgassem os nomes dos vereadores e seus respectivos votos
Para a maioria da população de Canaã ser omissa nesse momento deve ser porque depende e muito de politicos podres como esses que tem na cidade ou porque não tem coragem.
Canaã não merece isso e tem tudo para se desenvolver por conta propria se tiver gestores comprometidos com a cidade e não com seus interesses pessoais.
O problema é que o Itamar, estava começando a se destacar e isso fere os interesses do PMDB que tenta, na marra implacar o Jeová Andrade, este com a insegurança e falta de coragem que lhe é peculiar, tenta se valer desse tipo de manobra para afastar a concorrência.