Canaã: Casa da Cultura celebra 18ª Primavera dos Museus com programação acessível e inclusiva

A palestra “Rompendo barreiras na arte por meio da acessibilidade” e o espetáculo “Dedos” serão realizados nos dias 25 e 26 de setembro. Saiba como participar!

Continua depois da publicidade

Neste mês, as ações da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) reforçam a acessibilidade, com olhar dedicado para a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços da arte. Assim, nos dias 25 e 26 de setembro, o público poderá conferir a palestra “Rompendo barreiras na arte por meio da acessibilidade” e o espetáculo “Dedos” que compõem a programação alusiva à 18ª Primavera dos Museus.

A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema.  Participante, mais uma vez, da Primavera dos Museus, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realiza as duas ações de forma gratuita e convida todas as pessoas interessadas a participarem.

Palestra

Nesta quarta-feira (25), às 19h, no auditório da CCCC, será realizada a palestra “Rompendo barreiras na arte por meio da acessibilidade” que destacará a importância da acessibilidade cultural, com foco na inclusão de pessoas surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A acessibilidade na arte desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e na garantia do acesso equitativo à cultura para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas ou sensoriais.

A exposição é um convite para refletir sobre a importância que a acessibilidade tem para democratizar o acesso aos espaços culturais, possibilitando o conhecimento, lazer e entretenimento para as pessoas com deficiência. A apresentação é destinada ao público a partir de 12 anos e as inscrições podem ser feitas mediante contato no número (94) 99160‑8186.

Espetáculo “Dedos”

Na quinta-feira, 26 de setembro, às 10h e às 15h, a CCCC será palco do espetáculo “Dedos”, com um grupo de atores surdos performando quatro monólogos inteiramente em Libras, dirigidos pela intérprete Arydnne Flaviane. Enquanto os atores encenam os monólogos em Libras, uma intérprete fará a tradução simultânea para ouvintes, invertendo as convenções e colocando a Libras no protagonismo. Dessa maneira, o espetáculo será acessível para todos: tanto para ouvintes como para surdos. O show é destinado ao público geral e mais informações podem ser obtidas no número (94) 99220-3451. 

Outra parte da programação que integra a Primavera dos Museus é a exposição Bienal das Amazônias que está em cartaz até o dia 30 de setembro. Todas as obras da artista Elza Lima contam com recurso de audiodescrição, promovendo a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão.

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço do Instituto Cultural Vale no Pará, com localização na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II.

SERVIÇO

  • O quê? Casa da Cultura celebra 18ª Primavera dos Museus com programação acessível e inclusiva
  • Quando? Dias 25 e 26 de setembro de 2024
  • Onde? Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) – Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II
  • Quem pode participar? A palestra inscreve público a partir de 12 anos e o espetáculo é destinado ao público geral
  • Ficou com dúvida? Pode ligar para os números (94) 99160-8186/palestra e (94) 99220-3451/espetáculo Dedos

(Texto: Jéssica Borges)