Canaã: Dia “D” de vacinação contra poliomielite é neste sábado

Também será atualizada a caderneta de vacinas para quem deixou de tomar doses previstas no calendário e a vacinação contra sarampo e influenza.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás realiza neste sábado, 17, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomelite, voltada para crianças de um a menores de cinco anos de idade. Também será atualizada a caderneta de vacinas para quem precisa se imunizar contra outras doenças e completar o calendário vacinal. As nove Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estarão abertas a partir das 8h para atender a comunidade.

A campanha de multivacinação segue até o dia 31 de outubro para crianças e adolescentes menores de 15 anos na cidade e nas Vilas Planalto e Bom Jesus, na zona rural. Os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta para identificar se as crianças deixaram de tomar uma ou mais doses previstas no calendário de imunização, como: hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/HB), poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e BCG.

Também será realizada a vacinação contra o sarampo, voltada para adultos de 20 a 49 anos; e contra a influenza, para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos. A Secretaria de Saúde reforça que é obrigatório o uso de máscara para quem for vacinar.

A importância das vacinas

As vacinas são substâncias capazes de estimular o sistema imunológico, a fim de tornar o organismo imune, ou mais resistente, a alguns agentes patológicos. Ao serem introduzidas no organismo estimulam a produção de anticorpos, evitam contaminações e protegem os imunobiológicos de condições adversas (frio, calor, alterações do pH). Cada vacina possui uma idade mínima para ser iniciada, e os intervalos entre as doses devem ser respeitados para que a vacinação seja mais efetiva.

Por Dayse Gomes