Canaã dos Carajás: Casa da Cultura abre inscrições para concurso sobre escrita

Projeto Leitor Nota 10 realiza 4ª edição do concurso ‘Entender para escrever’ e propõe reflexão sobre a conservação do meio ambiente

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A 4ª edição do Projeto Leitor Nota 10 da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está de volta e traz, em 2025, uma importante reflexão para a comunidade: como a leitura e a escrita podem ajudar na conservação do meio ambiente? A temática “Preservação de florestas e biodiversidades” norteia os trabalhos de todas as categorias – desenho, para crianças de 3 a 7 anos; texto narrativo, para crianças de 8 a 11 anos; poema, para adolescentes de 12 a 16 anos; e texto dissertativo argumentativo, a partir de 17 anos. As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (18) até 5 de março – com resultado divulgado no dia 20 seguinte.

As inscrições serão abertas no dia em que serão premiados os leitores mais assíduos da Sala de Leitura. O objetivo do projeto é incentivar a leitura e a produção artística no município. A iniciativa conta com mais de seis mil exemplares, sendo um dos poucos locais de promoção do livro e da leitura da cidade. O espaço também tem uma programação permanente que estimula a difusão literária e formação de leitores não só no município, mas sendo um espaço de referência na região.

“Desenvolvemos junto à toda comunidade ações que envolvam a leitura de forma prazerosa, bem como ações que tornem a leitura mais lúdica, como o clube da leitura, atividades formativas, contação de histórias para crianças e adolescentes e eventos extramuros, com a finalidade de impactar o território do Sudeste do Pará”, declarou a diretora da Casa da Cultura, Gabriela Sobral.

Oficina de escrita e interpretação

Uma oficina para aprimorar a escrita e interpretação dos participantes integra a programação prévia ao concurso de redação e será ministrada pela professora Flor Pinto no dia 18 de fevereiro, às 16h, no auditório da Casa da Cultura. Para a docente, a leitura e a escrita são fundamentais na trajetória de vida de qualquer indivíduo, especialmente no processo de aprendizagem.

“No processo de educação despertamos uma consciência diferente. Na leitura de livro infantil, por exemplo, quando se trabalha a fábula, se trabalha memórias, e quando se resgatam histórias, trazemos para esse entendimento de que é no processo de preservação que a gente vai garantir a vida. Leitura e escrita são ferramentas cruciais para a preservação porque fazem com que o autor busque conhecimento de diversas áreas para garantir a permanência da vida na terra, dessa biodiversidade gigantesca que a gente tem”, explica Flor.

A professora diz ainda que esse processo de conservação é uma peça importante com a construção do pertencimento. “Principalmente a questão do território. Parto do princípio de que se tu não conheces a história de um lugar, tu não a respeitas, e se tu não conheces, tu também não tens como desenvolver esse sentimento de pertencimento. Esse concurso vai ajudar a envolver os alunos e a população para que possam conhecer a história do local e perceber que nós temos um patrimônio natural que precisa ser valorizado para que a gente possa garantir a continuidade da vida enquanto cidadãos que somos”, finalizou.

Também são realizados, na Sala, ciclos de palestras consonantes com as temáticas abordadas em oficinas, exposições e outros eventos culturais. As atividades envolvem contação de história infanto-juvenil, diálogos educativos, socialização literária, exibição de filmes, evento de livro e leitura, entre outros.

4ª edição do Projeto Leitor Nota 10

Oficina de escrita e interpretação

Data: 18/02/2025

Horário: 16h

Local: Auditório da Casa da Cultura de Canaã

Público: aberto à toda a comunidade

Informações: (94) 99160-8186

Concurso de redação: Como a leitura e a escrita podem ajudar na preservação do meio ambiente?

Período: 18/02 a 05/03/2025

Resultado: 20/03/2025

Categorias:

Desenho – crianças na faixa etária de 3 a 7 anos

Texto narrativo – crianças na faixa etária de 8 a 11 anos

Poema – adolescentes de 12 a 16 anos

Texto dissertativo-argumentativo – a partir de 17 anos

(Texto: Natália Mello)

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