Em Canaã dos Carajás, a Unidade de Saúde do Bairro Novo Brasil, transformada em Unidade de Internação para pacientes com a covid-19, começou a ser equipada, neste fim de semana. A Vale doou 38 camas hospitalares e 500 frascos de álcool em gel.
A Secretária de Saúde, Daiane Celestrini, explicou que a unidade receberá a estrutura de uma internação hospitalar, com oxigênio, respiradores, monitores, camas, ar-condicionado, além da readequação dos espaços para o repouso de funcionários. A unidade funcionará como uma enfermaria do Hospital Municipal. “Os pacientes confirmados com o coronavírus, que estão no Hospital Municipal, serão transferidos para a Unidade de Internação. É uma forma de atender melhor o paciente com a doença e dar retaguarda aos pacientes do hospital, que atualmente trabalha com quase, capacidade máxima”, enfatizou a secretária.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade de Internação tem capacidade para 17 leitos. Se houver a necessidade de ampliar esse número, a secretaria informou que há um espaço anexado à unidade, que poderá receber até 40 camas hospitalares.
Respiradores
Atualmente, o município conta com apenas 7 respiradores. A prefeitura informou que está verificando a aquisição de novos aparelhos. “Com a recomendação do Ministério da Saúde, cada respirador pode atender até 2 pacientes. Então, a gente consegue atender 14 pacientes. A gente já está junto com a Vale, buscando mais respiradores para o município e também com outros fornecedores. A gente espera que todos os 17 leitos tenham respiradores de retaguarda”, explicou Celestrini.
A Unidade de Saúde do Novo Horizonte continua sendo a porta de entrada para os pacientes com síndromes respiratórios, como tosse, gripe, resfriado, entre outros sintomas. Após a avaliação do paciente, ele poderá ser encaminhado para a casa dele, onde ficará em isolamento social ou internado no Hospital Municipal, caso apresente a síndrome respiratória aguda.
Coronavírus em Canaã
De acordo com o boletim epidemiológico, aumentou para três, o número de pessoas com suspeita da covid-19. Todos apresentaram sintomas respiratórios que se assemelham à doença. Dois dos casos foram detectados pela rede pública municipal e outro, pela rede privada de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado dos materiais enviados para análise, no laboratório de referência, em Belém. Outros quatro casos, suspeitos da doença, já foram descartados. Canaã segue sem registro da covid-19.