A Prefeitura de Canaã dos Carajás realizou na manhã desta quarta-feira (20) uma reunião para discutir as ações de enfrentamento à covid-19. Participaram representantes do comércio, Câmara Municipal, órgãos de saúde e do Ministério Público Estadual. Um Comitê de Crise foi criado para analisar o cenário atual da pandemia e definir ações para conter o avanço da doença no município.
A prefeita Josemira Gadelha destacou que as decisões em torno das ações de enfrentamento serão tomadas de forma conjunta. “O governo se une nesse momento para buscar as soluções e dar as determinações. Tudo o que será decidido será em união com as instituições, com toda a sociedade civil organizada”, afirmou a prefeita.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã (Aciacca), Wender Damaceno, não será necessário determinar o lockdown no comércio de Canaã, mas ressaltou a importância de empresários reforçarem os cuidados no combate ao vírus. “Nós precisamos que essa doença não aumente mais. Eu creio que cada um fazendo a sua parte, não vamos precisar fechar o comércio, vamos ajudar, secretaria de saúde, e a população”, enfatizou o presidente Wender.
A Secretaria Municipal de Saúde sinalizou preocupação com o surgimento de outras doenças no período chuvoso, como a dengue, zika e chikungunya que podem gerar uma sobrecarga no sistema de saúde.
A promotora Aline Cunha, do Ministério Público de Canaã, também participou da reunião, mas de forma remota.
Aumento de mortes
A reunião para tratar da covid-19 ocorreu no mesmo dia em que o Boletim Epidemiológico de Canaã registrou a morte de um homem de 65 anos que estava internado no Hospital de Campanha. O município passa a ter 52 óbitos pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.
O avanço da doença no município vem sendo destacado pelo Blog Zé Dudu desde dezembro quando o Boletim vinha registrando uma alta na média de infectados e óbitos em Canaã. A preocupação com aumento de novos infectados, ocorre principalmente depois do registro da variante do vírus no estado vizinho, Amazonas, que é altamente contagioso.
Atualmente, o município tem 25 leitos, mas segundo a prefeitura com capacidade de ampliação para 50, caso haja aumento da demanda. Canaã tem 9 pacientes internados, três em estado grave e conta apenas com seis respiradores instalados no Hospital de Campanha que funciona na Escola Benedita Torres.
Por Dayse Gomes