O município de Canaã dos Carajás ganhou reconhecimento em âmbito nacional durante a segunda edição do Simpósio do Ouro Brasil 2023. Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), o evento reuniu empresas de mineração, representantes governamentais e especialistas no setor entre os dias 16 e 18 de outubro na capital do estado, Belém. O secretário de Planejamento, Gean Meirey, representou Canaã dos Carajás no Simpósio e participou do painel “Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável para Mineração na Amazônia”.
O objetivo do Simpósio foi promover a interação entre empresas de mineração e seus profissionais especializados em ouro e outros metais preciosos. Durante o evento, foram abordados os principais desafios e obstáculos enfrentados no setor, com foco na busca por soluções que aprimorem a competitividade e incentivem o investimento na descoberta de novas jazidas e na abertura de novas minas.
Destacando a experiência de Canaã dos Carajás na aplicação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) e os impactos positivos da mineração no município, Gean enfatizou a importância da participação de Canaã dos Carajás no Simpósio do Ouro. “E esse simpósio teve muito isso, demonstrar que a Canaã dos Carajás foi convidada para apresentar um case de sucesso que vem sendo destaque ao nível regional, nacional, dos investimentos e do uso da Cfem, que são os Impostos pagos pela exploração mineral no município”, disse.
O secretário ainda descreveu a apresentação de Canaã dos Carajás no evento como altamente impactante, recebendo um retorno positivo do público. “Foi uma apresentação bastante interessante, com um retorno muito bom do público, com perguntas sobre as ferramentas utilizadas aqui em Canaã dos Carajás. E a nossa gestão teve o nome referenciado lá várias vezes por esse trabalho que tem sido desenvolvido aqui na nossa cidade”, concluiu.
(Ascom PMCC/ Fabiane Barbosa. Foto: Divulgação)